Disfunção cardíaca induzida por obesidade genética e dietética: modulação pelo trânsito de cálcio

Autores

  • Vitor Loureiro da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Antonio Carlos Cicogna Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"
  • Ana Paula Lima Leopoldo Universidade Federal do Espírito Santo
  • André Soares Leopoldo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5515

Palavras-chave:

Coração, Cardiopatias, Obesidade, Hábitos alimentares, Sinalização do cálcio.

Resumo

Introdução: A obesidade é considerada importante problema de saúde pública e fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Estudos apontam que o trânsito de cálcio (Ca+2) intracelular e extracelular, mecanismo essencial no acoplamento excitação-contração-relaxamento cardíaco, está envolvido nesse processo patológico. Enquanto o influxo de Ca+2 promove aumento da concentração de Ca+2 livre no citosol na fase de contração, a recaptura e a extrusão do Ca+2 são importantes para a diminuição do Ca+2 intracelular durante o relaxamento. Objetivo: Identificar, baseado na literatura científica, a modulação da disfunção cardíaca pelo trânsito de cálcio em modelos de obesidade genética e dietética. Métodos: A busca de artigos em bases de dados eletrônicas foi realizada com palavras-chaves e seus correspondentes em inglês. Resultados: Inicialmente os artigos que apresentassem uma das palavras-chaves no título foram selecionados. Após processo de triagem, foram identificados 23 artigos para leitura na íntegra. Foram selecionados ao debate na seção “Discussão” apenas 18 artigos, visto que apresentaram conteúdo satisfatório sobre o tema abordado. Conclusão: A literatura mostra que a obesidade, genética ou dietética, promove disfunções cardíacas moduladas por diversas alterações no trânsito de Ca+2 intracelular e em suas proteínas regulatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Loureiro da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física - Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012); Mestrado em Educação Física, área de concentração "Fisiologia, Bioquímica e Exercício em Modelos Experimentais" pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Membro do grupo de pesquisa "Fisiologia e Bioquímica Experimental" do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental - LAFIBE

Antonio Carlos Cicogna, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1966), doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (1974) e pós-doutorado na Tufts University-Boston (1984 e 1995). Atualmente é Professor Titular-Emérito da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente/orientador do Programa de Pós-Graduação Fisiopatologia em Clínica Médica da mesma instituição. Atua como assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Publicou 220 artigos em periódicos especializados e 236 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros livro publicados. Participou de 2 eventos no exterior e 67 no Brasil. Orientou 12 dissertações de mestrado e 9 teses de doutorado, além de ter orientado 16 trabalhos de iniciação científica na área de Medicina. Atualmente orienta 2 mestrados e 3 doutorados, e 3 trabalhos de iniciação científica. Recebeu 18 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 8 projetos de pesquisa. Tem experiência em Cardiologia, atuando na seguinte área de pesquisa: remodelação e insuficiência cardíaca consequente a obesidade, desnutrição energético-proteica, estenose aórtica e exercício físico com ênfase na função ventricular e miocárdica, trânsito de cálcio, sistema beta adrenérgico, metabolismo energético, colágeno e ultraestrutura miocárdica.

Ana Paula Lima Leopoldo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, Doença e Envelhecimento pela Universidade de São Paulo - USP, Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica, área: Ciências da Saúde. Atualmente é professora, adjunto III, da Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação Física e Desportos e Membro Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física e Nutrição e Saúde.

André Soares Leopoldo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido pela Faculdade de Medicina - USP, Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica - área de "Ciências da Saúde" pela Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp e Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado Capes/Reuni/ Sesu - área "Ciências da Saúde -Educação Física" Atualmente é Professor Adjunto II do Centro de Educação Física e Desportos e Membro Permanente dos Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Nutrição e Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. Participa de diversas pesquisas, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, exercício físico, fisiologia cardíaca e sinalização de cálcio intracelular.

Downloads

Publicado

27.04.2016

Como Citar

1.
da Silva VL, Cicogna AC, Leopoldo APL, Leopoldo AS. Disfunção cardíaca induzida por obesidade genética e dietética: modulação pelo trânsito de cálcio. Cons. Saúde [Internet]. 27º de abril de 2016 [citado 28º de março de 2024];14(4):665-72. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5515

Edição

Seção

Revisões de literatura