Confiabilidade inter e intraexaminador da fotogrametria computadorizada por meio do software AutoCAD® R12

Emannuel Alcides Bezerra Rocha, Marina Pegoraro Baroni, Ana Letícia de Souza Pereira, Sanderson José Costa de Assis, Diego de Sousa Dantas

Resumo


Introdução: A fotogrametria computadorizada tem sido considerada uma tecnologia alternativa à exposição radiográfica para a avaliação postural. Objetivos: Analisar a confiabilidade inter e intraexaminador da fotogrametria computadorizada, utilizando-se o software AutoCAD® R12. Métodos: Participaram 15 escolares, submetidos a uma sessão de fotos, após demarcação de pontos anatômicos de interesse para análises das variáveis posturais lineares e angulares. As mesmas fotos foram analisadas por dois avaliadores distintos, e pelo mesmo avaliador após 07 dias da primeira análise, para verificar a confiabilidade interexaminador e intraexaminador respectivamente, por meio da Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). Resultados: As análises intraexaminador demonstraram níveis elevados de confiabilidade para a maioria das medidas lineares e angulares (CCI≥0,70). Enquanto nas análises interexaminador, observou-se discrepância em algumas mensurações, principalmente em vista posterior (CCI<0,70). Conclusão: A fotogrametria a partir do uso do software AutoCAD® R12, é uma ferramenta com boa confiabilidade intraexaminador para análise postural, porém é necessário mais estudo para verificar a confiabilidade interexaminador.

Palavras-chave


Fotogrametria; Postura; Fisioterapia; Avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5730

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.