Efeito do tratamento multidisciplinar em adolescentes obesos: um estudo de follow up

Autores

  • Abadia Adenísia Rocha e Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Heitor Santos Cunha Universidade Federal de Uberlândia
  • João Elias Dias Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Zulmária Zulmária Rezende Ramos de Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Nadia Carla Cheik Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.5860

Palavras-chave:

Obesidade, Intervenção, Composição Corporal, Estilo de Vida.

Resumo

Introdução: O tratamento multidisciplinar é um método de controle da obesidade, porém, poucos estudos relatam os efeitos após cessar este tipo de intervenção. Objetivo: Acompanhar adolescentes um e dois anos após a cessação do tratamento multidisciplinar por meio de reavaliações física, metabólica e antropométrica, aplicação de questionários e entrevista semiestruturada para diagnosticar as causas da evasão e alteração do estilo de vida. Resultados: As variáveis físicas, e antropométricas dos adolescentes que concluíram o tratamento se mantiveram por dois anos após a cessação do tratamento. As principais causas de evasão foram necessidade de inserção no mercado de trabalho e ingresso no ensino técnico ou superior. Conclusão: O tratamento multidisciplinar provavelmente causou prevenção de ganho de massa corporal e aumento do IMC e os indivíduos que completaram o tratamento tiveram maiores chances de alterar o estilo de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abadia Adenísia Rocha e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Educação Física na Faculdade de Educação Física - FAEFI da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG. Cursa Especialização em Fisiologia do Exercício, Treinamento Funcional e Grupos Especiais na Master Cursos Uberlândia.

Heitor Santos Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desporrtivo. Mestre em Genética e Bioquímica

João Elias Dias Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Ciências Fisiológicas e Doutorado em Genética e Bioquímica.

Zulmária Zulmária Rezende Ramos de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário do Triângulo (2009) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Especialização em Nutrição Esportiva pela Universidade Castelo Branco (UCB). Mestrado em Bioquimica pelo Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia (INGEB-UFU).

Nadia Carla Cheik, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora adjunto 3 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/ FAEFI). Tem experiência na área de Fisiologia Humana, com ênfase em Tratamento da Obesidade e Síndrome Metabólica; Obesidade e broncoespasmo induzido pelo exercício; Prescrição para Grupos Especiais (obesos, diabeticos, hipertensos, coronariopatas) atua principalmente nos seguintes temas: obesidade e doenças associadas, fisiologia do exercício, metabolismo e nutrição.

Downloads

Publicado

23.01.2017

Como Citar

1.
Rocha e Silva AA, Cunha HS, Nunes JED, Freitas ZZRR de, Cheik NC. Efeito do tratamento multidisciplinar em adolescentes obesos: um estudo de follow up. Cons. Saúde [Internet]. 23º de janeiro de 2017 [citado 29º de março de 2024];15(3):345-53. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5860

Edição

Seção

Artigos