Efeito do alongamento muscular, mobilização neural e estimulação vibratória em pacientes com AVE

Autores

  • Kelson Carvalhedo Sousa de Lima Faculdade Santo Agostinho. Teresina-PI.
  • Paula Micaela Menezes Piauilino Faculdade Santo Agostinho. Teresina-PI.
  • Rogéria Melo Franco Faculdade Santo Agostinho. Teresina-PI.
  • Rauena Souto Diogo Lopes Silva Faculdade Santo Agostinho. Teresina-PI.

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.5861

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Equilíbrio Postural, Vibração, Exercícios de Alongamento Muscular.

Resumo

Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é definido como sendo uma síndrome clínica, de origem vascular, instalação repentina e não convulsiva que perdura por mais que 24 horas. Objetivos: Analisar e comparar os efeitos do alongamento muscular, da mobilização neural e estimulação vibratória em pacientes com AVE. Metodologia: Foram selecionados 40 sujeitos, de ambos os gêneros divididos de forma aleatória em quatro grupos: Grupo Alongamento Muscular (GAM), Grupo Mobilização Neural (GMN), Grupo Estimulação Vibratória (GEV) e Grupo Controle (GC). Antes e após essas intervenções, foram avaliados o equilíbrio e mobilidade funcional através dos testes escala de Berg e Timed Up and GO. O nível de significância estatística adotado foi p≤0,05. Resultados: Houve melhora significativa do equilíbrio e mobilidade funcional após a aplicação das técnicas, onde o GMN e GEV se destacaram por quantificarem melhores resultados, porém na média intergrupal não houve diferença estatística. Conclusão: Pode-se concluir que as três técnicas aplicadas trouxeram benefícios imediatos para o público de participantes no estudo com sequelas de AVE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelson Carvalhedo Sousa de Lima, Faculdade Santo Agostinho. Teresina-PI.

Graduado em Fisioterapia- Faculdade Santo Agostinho-FSA. Teresina, PI-Brasil.

Paula Micaela Menezes Piauilino, Faculdade Santo Agostinho. Teresina-PI.

1Graduado em Fisioterapia- Faculdade Santo Agostinho-FSA. Teresina, PI-Brasil.

Rogéria Melo Franco, Faculdade Santo Agostinho. Teresina-PI.

Graduação em Fisioterapia pela Associação de Ensino Superior do Piaui- AESPI. Supervisora de estagio da Faculdade Santo Agostinho-FSA. Teresina, PI-Brasil.

Rauena Souto Diogo Lopes Silva, Faculdade Santo Agostinho. Teresina-PI.

Mestrado em Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba-UNIVAP. São Paulo,SP-Brasil.Docente do curso de Fisioterapia .Faculdade Santo Agostinho-FSA. Teresina, PI-Brasil.

Downloads

Publicado

04.07.2016

Como Citar

1.
Lima KCS de, Piauilino PMM, Franco RM, Silva RSDL. Efeito do alongamento muscular, mobilização neural e estimulação vibratória em pacientes com AVE. Cons. Saúde [Internet]. 4º de julho de 2016 [citado 29º de março de 2024];15(1):62-70. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5861

Edição

Seção

Artigos