Terapia por Ondas de Choque Extracorpórea e Laser na redução da dor de indivíduos com fasciíte plantar: revisão sistemática

Daiana Rodigues Silva, Geandra da Cruz Zang, Marlon Francys Vidmar, Gilnei Lopes Pimentel

Resumo


Objetivo: Avaliar a efetividade da Terapia por Ondas de Choque Extracorpórea (ESWT) e do Laser na redução da dor de indivíduos com fasciíte plantar. Métodos: Foram feitas buscas de ensaios clínicos randomizados nas bases de dados MEDLINE, LILACS e Cochrane até novembro de 2016, nos idiomas inglês e português. Foram incluídos estudos que tinham como forma de tratamento as ESWT ou Laser, comparados com outros métodos, e que avaliaram a dor com a escala visual analógica. Foi utilizada a escala de PEDro para avaliação da qualidade metodológica dos estudos. Resultados: Foram encontrados 131 artigos. Destes, 106 foram excluídos após a leitura de seus títulos e resumos e 15 após sua leitura na íntegra, restando oito que tiveram como forma de tratamento as ESWT e dois o Laser. Conclusão: Dos dez artigos encontrados seis apresentaram resposta estatisticamente significativa em relação à dor, sendo dois sobre Laser e quatro sobre ESWT.

Palavras-chave


Fasciíte Plantar; Ondas de Choque de Alta Energia; Terapia a Laser.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n4.5952

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.