Efeitos da magnetoterapia no tratamento da dor na osteoartrose de joelho

Rodrigo Marcel Valentim da Silva, William Jefferson Cordeiro Xavier, Rivaldo Garcia Dantas Neto, Vinícius Medeiros de Azevedo, Bruno Jardel Rego do Nascimento, Johnatas Fernandes de Oliveira, Patrícia Froes Meyer

Resumo


Introdução: A osteoartrose de joelho é caracterizada pela presença de dor. A magnetoterapia é um recurso utilizado para alívio de dor. Objetivo: O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos da magnetoterapia no tratamento da dor em pacientes com osteoartrose de joelho. Métodos: Trata-se de uma pesquisa experimental, na qual foram selecionados 2 grupos de 10 voluntários, com diagnóstico clínico de OA. Foram submetidos à 7 semanas de intervenção, G1 associado a um programa de exercícios terapêuticos e G2 com o programa de exercícios associados a magnetoterapia. A avaliação foi realizada através “Western Ontario and McMaster Universities” (WOMAC), do “Timed up and go" (TUG) e da escala analógica (EVA). Resultados: Observou-se que o estudo apresentou diferença estática significativa entre as variáveis *p<0,05 e **p<0,01 para diminuição da dor, rigidez e melhoria da capacidade funcional dos pacientes. Conclusão: A magnetoterapia promove redução da dor e melhora da capacidade funcional de pacientes com osteartrose de joelho.

Palavras-chave


Terapia de Campo Magnético; Osteoartrite; Joelho.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n2.6245

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.