Fisioterapia na qualidade de vida de indivíduos com artrite reumatoide: revisão sistemática

Autores

  • Bruna Knob Universidade de Passo Fundo
  • Matheus Santos Gomes Jorge Universidade de Passo Fundo
  • Caroline Zanin Universidade de Passo Fundo
  • Lia Mara Wibelinger Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.6344

Palavras-chave:

Artrite Reumatoide, Qualidade de Vida, Fisioterapia.

Resumo

Introdução: a artrite reumatoide é uma doença reumática inflamatória que causa alterações musculoesqueléticas importantes, interferindo diretamente na qualidade de vida dos indivíduos acometidos. A fisioterapia destaca-se pela sua segurança e evolução apresentada. Objetivo: verificar os efeitos da fisioterapia na qualidade de vida de indivíduos com artrite reumatoide. Materiais e Métodos: realizou-se uma revisão sistemática na base de dados PubMed, a partir dos descritores Rheumatoid Arthritis, Quality of Life e Physical Therapy Specialty, do período de 2009 a 2015. Resultados: encontraram-se 84 artigos. Inicialmente 15 artigos potencialmente relevantes foram selecionados para o estudo, e, após uma análise qualitativa criteriosa, selecionaram-se 06 artigos completos que preencheram os critérios de inclusão exigidos. Conclusão: os estudos indicam que há uma variedade de métodos terapêuticos que possibilitam o manejo da patologia e que a aderência do indivíduo ao protocolo interventivo torna-se indispensável para o sucesso do tratamento fisioterapêutico na qualidade de vida em indivíduos com artrite reumatoide.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Knob, Universidade de Passo Fundo

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Matheus Santos Gomes Jorge, Universidade de Passo Fundo

Graduando do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bolsista Probic da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Caroline Zanin, Universidade de Passo Fundo

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo – UPF, Bolsista Pibic do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Lia Mara Wibelinger, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Geriatria e Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Downloads

Publicado

23.01.2017

Como Citar

1.
Knob B, Jorge MSG, Zanin C, Wibelinger LM. Fisioterapia na qualidade de vida de indivíduos com artrite reumatoide: revisão sistemática. Cons. Saúde [Internet]. 23º de janeiro de 2017 [citado 16º de abril de 2024];15(3):489-94. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6344

Edição

Seção

Revisões de literatura