Método Pediasuit melhora a função motora grossa de criança com paralisia cerebral atáxica

Joice Casagrande Piovezani, Michely Marcondes Maitschuk, Francielle Stormoski Oliva, Danielle Brandalize, Michelle Brandalize

Resumo


Introdução: O Pediasuit é uma terapia intensiva realizada por meio de uma roupa o “suit”em pacientes neurológicos. Objetivo: Verificar a influência do Pediasuit na função motora ampla e na percepção do cuidador de uma criança com paralisia cerebral. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso de uma criança de 6 anos com paralisia cerebral do tipo atáxica. O desfecho primário utilizado foi a função motora ampla, que foi avaliada por meio do Índice de Função Motora Grossa (GMFM-88) aplicado antes e após a intervenção. O tratamento consistiu de 20 sessões de Pediasuit realizadas, cinco vezes por semana, duas horas diárias, durante um mês. Resultados: Houve um aumento na pontuação total do GMFM, sendo mais evidente no item em pé (25,36%) após o tratamento. Conclusão: A intervenção resultou em melhora da função motora grossa da participante do estudo.

 


Palavras-chave


Paralisia Cerebral; Terapia Intensiva; Fisioterapia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n1.6689

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.