Biótipo da criança com osteogênese imperfeita

Autores

  • Elis de Oliveira Alves
  • Maica Fernanda Pagamisse Maximiano
  • Zaide Silva Frazão UNIFESP, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i1.703

Palavras-chave:

Biotipo, Criança, Enfermagem, Osteogênese imperfeita.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido em um ambulatório especializado no tratamento de pessoas com Osteogênese Imperfeita (OI), por meio do levantamento de dados obtidos nos prontuários de pacientes nascidos entre 1995 e 2005. Foram selecionados 15 prontuários de crianças com idade média de 8,2 anos. Como resultado, obtiveram-se 11 do sexo feminino e quatro do masculino, seis portadoras de OI tipo I, cinco do tipo III e quatro do tipo IV. Foram encontrados antecedentes de OI em diferentes graus de parentesco. Em sete casos, houve maior incidência de fraturas até os três anos. Seis deambulam e nove o fazem com auxílio ou não. Observaram-se 13 deformidades com esclera azulada, nove com dentinogênese imperfeita, uma alteração visual e cinco sem deformidades físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis de Oliveira Alves

Graduanda do 8º semestre de Enfermagem – Uninove

Maica Fernanda Pagamisse Maximiano

Graduanda do 8º semestre de Enfermagem – Uninove

Zaide Silva Frazão, UNIFESP, SP

Mestre em Reabilitação pelaUniversidade Federal de São Paulo, UNIFESP; Orientadora, mestre em Enfermagem pela UNIFESP; Chefe do setor de ortopedia e traumatologia da UNIFESP.

Downloads

Publicado

25.11.2008

Como Citar

1.
Alves E de O, Maximiano MFP, Frazão ZS. Biótipo da criança com osteogênese imperfeita. Cons. Saúde [Internet]. 25º de novembro de 2008 [citado 29º de março de 2024];7(1):117-22. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/703

Edição

Seção

Artigos