Terapia combinada associada à drenagem linfática reduz lipodistrofia localizada no abdômen de mulheres jovens

Autores

  • Cristiane Santos Gonçalves Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Campodonico Madeira Universidade Federal do Pampa
  • Morgana Duarte da Silva Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n2.7245

Palavras-chave:

Modalidades de Fisioterapia, Imagem Corporal, Lipodistrofia, Terapia Combinada, Drenagem.

Resumo

Introdução: A Lipodistrofia localizada (LL) é o excesso de tecido adiposo em locais do corpo. A terapia combinada (TC) e a drenagem linfática manual (DLM) podem agir na redução da LL. Objetivo: Verificar o efeito da TC associada à DLM sobre a LL no abdômen de mulheres jovens e o grau de satisfação da imagem corporal. Método: Estudo clínico cego, no qual participaram 12 mulheres com LL no abdômen. As participantes realizaram 10 sessões de TC associado a DLM. As mulheres foram avaliadas antes e após o tratamento, através da aferição do peso e altura; perimetria abdominal; adipometria; registro fotográfico; e aplicação da Escala de Satisfação com a Imagem Corporal. Resultados: Redução da perimetria, da dobra cutânea na região, da porcentagem de gordura corporal e melhora da satisfação da imagem corporal dos indivíduos. Conclusão: O tratamento apresentou resultados rápidos e satisfatórios na redução da LL no abdômen de mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Santos Gonçalves, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Juliana Campodonico Madeira, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Fisioterapia, Técnico de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Morgana Duarte da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora, Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Downloads

Publicado

04.10.2017

Como Citar

1.
Gonçalves CS, Madeira JC, Silva MD da. Terapia combinada associada à drenagem linfática reduz lipodistrofia localizada no abdômen de mulheres jovens. Cons. Saúde [Internet]. 4º de outubro de 2017 [citado 25º de abril de 2024];16(2):281-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7245

Edição

Seção

Artigos