A eficácia da estimulação cortical no desenvolvimento perceptivo motor de adolescentes com síndrome de Down

Autores

  • Alisson Padilha de Lima Pesquisador da Universidade de Passo Fundo - UPF/RS
  • Fabricio Bruno Cardoso Faculdade São Fidélis - FSF/CENSUPEG

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n3.7362

Palavras-chave:

Atividade Motora, Estimulação Auditiva, Trissomia do Cromossomo 21.

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia da estimulação cortical no desenvolvimento perceptivomotor de adolescentes com Síndrome de Down (SD). Métodos: Realizou-se umestudo experimental, com 36 adolescentes com idade compreendida entre 13 a 17anos de idade, estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, divididosem grupo controle (GA) e grupo experimental (GB). Foram avaliados peloteste de processamento mental e como procedimento de intervenção utilizou-se oprograma de estimulação cortical que foi realizado através de estímulos auditivospor vias de batidas. Resultados: Obteve-se para GBXGA um valor significativoentre os blocos F= 21.08 um p <0.01, portanto o melhor desempenho dos participantesdo GB, não foi ao acaso, pois para dirimir qualquer dúvida aplicou-se oteste de Turkey, que revelou para uma variância Q= 0.08 um p<0.01. Conclusão:Dessa forma a presente pesquisa constatou a eficácia que a estimulação corticalproporcionou na melhora significativa no desenvolvimento perceptivo motor dosadolescentes com SD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Padilha de Lima, Pesquisador da Universidade de Passo Fundo - UPF/RS

Professor Bacharel e Licenciado em Educação Física pelo CEULJI/ULBRA, Especialista em Educação Especial pela UCDB/MS, Mestre em Envelhecimento Humano UPF/RS. Grupo de Pesquisa em Sociedade, Saúde e Educação da Faculdade São Fidélis - FSF. CREF: 018330G/SC.

Fabricio Bruno Cardoso, Faculdade São Fidélis - FSF/CENSUPEG

Profissional de Educação Física, Mestre em Ciência da Motricidade Humana UCB/RJ, Doutor em Biofísica UFRJ/RJ. Coordenador e Professor da Faculdade de Educação Física da Faculdade São Fidélis – FSF/CENSUPEG, São Fidélis-RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

26.12.2017

Como Citar

1.
Lima AP de, Cardoso FB. A eficácia da estimulação cortical no desenvolvimento perceptivo motor de adolescentes com síndrome de Down. Cons. Saúde [Internet]. 26º de dezembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];16(3):311-7. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7362

Edição

Seção

Artigos