Eficácia de um protocolo de exercícios em cadeia cinética fechada para indivíduos com dor femoropatelar

Gabriela dos Santos de Souza, Aline Aparecida Schwanck, Rafael Inácio Barbosa, Alexandre Márcio Marcolino, Heloyse Uliam Kuriki

Resumo


Introdução: Acredita-se que resultados controversos quanto à melhor abordagem terapêutica para a Dor Femoropatelar (DFP) estejam relacionados a não padronização dos voluntários antes das avaliações com relação ao nível de estresse articular. Objetivo: Verificar a eficácia de um protocolo de fortalecimento para indivíduos com DFP submetidos a um protocolo de estresse articular prévio às avaliações a fim de padronizar os indivíduos. Métodos: Participaram 24 indivíduos (14 DFP /10 controle). Utilizou-se testes ortopédicos, teste funcional step down, escalas e questionários para dor e funcionalidade. O grupo DFP realizou um protocolo de fortalecimento durante três meses. Resultados: Melhora nos testes ortopédicos, no teste funcional step down (p=0,000) e em todos os questionários e escalas (p=0,000) foram observadas. O grupo DFP assemelhou-se ao grupo controle em relação ao teste funcional e aos questionários (p>0,05). Conclusão: O protocolo foi efetivo, o grupo DFP assemelhou-se ao grupo controle após a intervenção.


Palavras-chave


Síndrome da Dor Femoropatelar; Exercício; Treinamento de Resistência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n4.7458

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.