Avaliação da função pulmonar e força muscular respiratória de dependentes químicos em tratamento

Autores

  • Patrícia Cesar Nascimento Peres Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
  • Meirieli Jeane Cian Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
  • Tamiris Rodrigues Grandi Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
  • Mateus Dias Antunes Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Maringá, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7504

Palavras-chave:

Cocaína Crack, Usuários de drogas, Espirometria, Fisioterapia, Promoção da Saúde.

Resumo

Introdução: anualmente vem aumentando o número do uso do crack na população brasileira. Objetivo: caracterizar o perfil da população em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS/AD), para uso do crack na cidade de Maringá e avaliar a função pulmonar e força muscular respiratória desses indivíduos. Método: trata-se de uma pesquisa transversal, quantitativa e observacional com 15 indivíduos dependentes de crack em tratamento. Foram avaliados a presença de sinais e sintomas respiratórios e hábitos pregressos, a função pulmonar e a força da musculatura respiratória. Resultados: dentre os resultados encontrados, 60% dos indivíduos não apresentaram distúrbios
ventilatórios, 13,3% tiveram CVF adequado, 40,0% VEF1 adequado e o mesmo percentual com o IT também adequado. 66,7% tiveram PI máx e PE máx adequadas. Conclusão: os resultados obtidos com a realização desse trabalho não apresentaram alterações significativas para a função pulmonar e para a força muscular respiratória da maioria dos usuários em tratamento no CAPS/AD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cesar Nascimento Peres, Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR

Mestranda em Promoção da Saúde. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Meirieli Jeane Cian, Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR

Graduada em Fisioterapia. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Maringá, Paraná, Brasil.

Tamiris Rodrigues Grandi, Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR

Graduada em Fisioterapia. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Maringá, Paraná, Brasil.

Mateus Dias Antunes, Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Maringá (2015). Mestrado em andamento em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (Bolsista CAPES) e Especialização em andamento em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso pela Faculdade Metropolitana de Maringá. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Idoso, Promoção da Saúde, Atividade Física e Envelhecimento.

 Atua como revisor dos seguintes periódicos: Periódico: Revista Brasileira de Geriatria e GerontologiaPeriódico: Estudos Interdisciplinares sobre o EnvelhecimentoPeriódico: Revista Brasileira de Pesquisa em SaúdePeriódico: Revista Saúde e PesquisaPeriódico: Revista InspirarPeriódico: Conexão ciência (Online)Periódico: Saúde (Santa Maria)Periódico: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Impresso)Periódico: Educação Física em Revista (Brasília) 

Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Maringá, Paraná, Brasil.

Doutora em Ciências Morfofuncional pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Mestrado em Promoção da Saúde, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

30.03.2018

Como Citar

1.
Peres PCN, Cian MJ, Grandi TR, Antunes MD, Bertolini SMMG. Avaliação da função pulmonar e força muscular respiratória de dependentes químicos em tratamento. Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2018 [citado 20º de abril de 2024];17(1):25-31. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7504

Edição

Seção

Artigos