Efeito de um programa de gameterapia no equilíbrio de idosos

Autores

  • Bruno Meira Pereira Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Vinicius Tiago Zampiroli Coppo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Mateus Dias Antunes Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Daniel Vicentini de Oliveira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Daniela Saldanha Wittig Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.7563

Palavras-chave:

Envelhecimento, Reabilitação, Nintendo Wii, Promoção da Saúde.

Resumo

Introdução: a gameterapia é uma intervenção que promove a melhora do equilíbrio em idosos. Objetivos: verificar a eficácia da utilização de gameterapia em Nintendo WII® para melhora do equilíbrio de idosos. Métodos: trata-se de um estudo piloto com 10 idosos de ambos os sexos. Foram aplicados testes específicos como Escala de Equilíbrio de Berg, Teste “Timed Up and Go” e Teste do Alcance Funcional e após realizado a gameterapia por meio de jogos de esporte, agilidade e raciocínio do Nintendo WII®. Foi utilizado o teste t de student dependente um nível de significância de p < 0,05. Resultados: ao comparar o efeito do programa de treinamento de Nintendo WII® no equilíbrio dos idosos, verificou-se diferença significativa (p < 0,05) em todos os testes de equilíbrio, evidenciando que o programa de intervenção baseado no Nintendo WII® teve um efeito positivo sobre o equilíbrio dos idosos. Conclusão: a gameterapia por meio do Nintendo WII® proporcionou aos idosos melhora do seu equilíbrio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Meira Pereira, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

 Graduado em Fisioterapia. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Maringá, Paraná, Brasil. 

Vinicius Tiago Zampiroli Coppo, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

 Graduado em Fisioterapia. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Maringá, Paraná, Brasil. 

Mateus Dias Antunes, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Maringá (2015). Mestrado em andamento em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (Bolsista CAPES) e Especialização em andamento em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso pela Faculdade Metropolitana de Maringá. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Idoso, Promoção da Saúde, Atividade Física e Envelhecimento.

Atua como revisor dos seguintes periódicos: Periódico: Revista Brasileira de Geriatria e GerontologiaPeriódico: Estudos Interdisciplinares sobre o EnvelhecimentoPeriódico: Fisioterapia em MovimentoPeriódico: Revista Brasileira de Pesquisa em SaúdePeriódico: Revista Saúde e PesquisaPeriódico: Revista InspirarPeriódico: Conexão ciência (Online)Periódico: Saúde (Santa Maria)Periódico: Revista de Atanção a SaúdePeriódico: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Impresso)Periódico: Educação Física em Revista (Brasília)Periódico: Barbarói (UNISC) 

Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Gerontologia. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Sonia Maria Marques Gomes Bertolini, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Doutora em Ciências Morfofuncional pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil. Pesquisadora Bolsista do Instituto Cesumar de Ciências, Tecnologia e Inovação (ICETI) 

Daniela Saldanha Wittig, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Docente do Departamento de Fisioterapia, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

29.06.2018

Como Citar

1.
Pereira BM, Coppo VTZ, Antunes MD, Oliveira DV de, Nascimento Junior JRA do, Bertolini SMMG, et al. Efeito de um programa de gameterapia no equilíbrio de idosos. Cons. Saúde [Internet]. 29º de junho de 2018 [citado 19º de abril de 2024];17(2):113-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7563

Edição

Seção

Artigos