Faixa de amplitude de feedback aumenta a consistência do desempenho de habilidades motoras

Autores

  • Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH
  • Madson Pereira Cruz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8029

Palavras-chave:

Aprendizagem, Feedback, Faixa de amplitude.

Resumo

Introdução: A faixa de amplitude de conhecimento de resultados pode auxiliar o desempenho de habilidades motoras. Objetivo: Investigar o efeito da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na consistência do desempenho de habilidades motoras. Método: Participaram do estudo 30 voluntários separados aleatoriamente nos grupos faixa de amplitude 15%, que recebeu conhecimento de resultados quando o erro estava além da faixa estipulada; e controle, que recebeu conhecimento de resultados após cada tentativa. A tarefa consistiu em pressionar quatro teclas no teclado alfanumérico do computador, na sequência, 2,8,6,4 com o dedo indicador da mão direita com tempo alvo de 900ms. A variável independente foi manipulada nas 60 tentativas da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado após 24h, com 10 tentativas. Resultados: O desempenho do faixa de amplitude 15% foi mais consistente durante a fase de aquisição e no teste de retenção. Conclusão: A faixa de amplitude tem alta probabilidade de melhorar a consistência no desempenho de habilidades motoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch, Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH

Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte e do Centro Universitário Estácio de BH.

Mestre em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)  Universidade Federal de Minas Gerais

Área: Comportamento Motor

Madson Pereira Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)  Universidade Federal de Minas Gerais

Área: Comportamento Motor

Herbert Ugrinowitsch, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Professor Associado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Universidade Federal de Minas Gerais

Área: Comportamento Motor, Voleibol


Downloads

Publicado

29.06.2018

Como Citar

1.
Ugrinowitsch AAC, Cruz MP, Ugrinowitsch H. Faixa de amplitude de feedback aumenta a consistência do desempenho de habilidades motoras. Cons. Saúde [Internet]. 29º de junho de 2018 [citado 19º de abril de 2024];17(2):155-63. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8029

Edição

Seção

Artigos