Perfil dos pacientes com fibrose cística atendidos em um hospital universitário de referência de Minas Gerais/Brasil

Autores

  • Rainna Fontes Gonçalves Costa Universidade Federal de Uberlãndia
  • Andrezza Aparecida Aleixo Universidade Federal de Uberlãndia
  • Rízia Silva Santana Universidade Federal de Uberlãndia
  • Érica Carolina Campos Pulici Universidade Federal de Uberlãndia
  • Laerte Honorato Borges-Júnior Universidade Federal de Uberlãndia
  • Vivian Mara Gonçalves de Oliveira Azevedo Universidade Federal de Uberlãndia

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8227

Palavras-chave:

Fibrose cística, Doença crônica, Ambulatório hospitalar.

Resumo

Introdução: Os avanços no manejo da fibrose cística (FC) permitiram um aumento significativo da expectativa de vida dos indivíduos fibrocísticos Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes com FC assistidos no ambulatório de um hospital universitário de referência no tratamento da doença. Métodos: Por meio da consulta aos prontuários dos pacientes em acompanhamento, foi realizada uma pesquisa descritiva, retrospectiva, entre janeiro a agosto de 2015. Resultados: A média de idade dos pacientes no período da avaliação e a média de idade ao diagnóstico foram de 10,06±6,93 e 1,71±3,28 anos, respectivamente. A maior parte da população era do sexo feminino, caucasiana, eutróficos, residentes fora do município de referência, possuía insuficiência pancreática, apresentava colonização bacteriana e realizava exercícios respiratórios, conforme orientados no ambulatório. A média do escore de Shwachman-Kulczycki foi de 88,63±11,09. Conclusão: Este perfil favorável evidencia que uma boa adesão ao tratamento e a compreensão acerca das orientações oferecidas pela equipe multiprofissional contribuíram para a manutenção do bom estado geral e estabilização dos sintomas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rainna Fontes Gonçalves Costa, Universidade Federal de Uberlãndia

Fisioterapeuta, residência em Atenção Integral ao Paciente com Necessidades Especiais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia- MG, Brasil.

Andrezza Aparecida Aleixo, Universidade Federal de Uberlãndia

Fisioterapeuta, mestre em esportes, condições de vida e saúde (UFTM), fisioterapeuta pediátrica e neonatal (HCU/UFU), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG, Brasil.

Rízia Silva Santana, Universidade Federal de Uberlãndia

Fisioterapeuta, residência em Atenção Integral ao Paciente com Necessidades Especiais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia- MG, Brasil.

Érica Carolina Campos Pulici, Universidade Federal de Uberlãndia

Fisioterapeuta, pós-doutorado em patologia (USP-Ribeirão Preto), Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia- MG, Brasil.

Laerte Honorato Borges-Júnior, Universidade Federal de Uberlãndia

Fisioterapeuta, doutorando em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia- MG, Brasil.

Vivian Mara Gonçalves de Oliveira Azevedo, Universidade Federal de Uberlãndia

Fisioterapeuta, doutora em Ciências da Saúde (UFMG), Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU), Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (FAMED/ UFU), Uberlândia-MG, Brasil.

Downloads

Publicado

29.06.2018

Como Citar

1.
Costa RFG, Aleixo AA, Santana RS, Pulici Érica CC, Borges-Júnior LH, Azevedo VMG de O. Perfil dos pacientes com fibrose cística atendidos em um hospital universitário de referência de Minas Gerais/Brasil. Cons. Saúde [Internet]. 29º de junho de 2018 [citado 20º de abril de 2024];17(2):204-10. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8227

Edição

Seção

Artigos