Nível de atividade física de pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise

Autores

  • Larissa de Holanda Lessa
  • Karolyne Soares Barbosa Granja
  • Jéssyca Lane Fausto Lira
  • Ana Luiza Exel
  • Ana Carolina do Nascimento Calles
  • Erick Acerb Barbosa
  • Luiz Guilherme Finotti Camargo de Almeida
  • Almir Vieira Dibai-Filho
  • Daniela Bassi Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n3.8272

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica, Estilo de Vida Sedentário, Sistema Cardiovascular.

Resumo

Introdução: O sedentarismo é um dos fatores que influenciam a saúde de pacientes submetidos à hemodiálise (HD). Objetivo: Identificar o nível de atividade física de pacientes com a doença renal crônica (DCR) submetidos à HD. Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo. As seguintes variáveis foram consideradas no presente estudo: idade, gênero, tempo de HD e o nível de atividade física por meio da aplicação da versão curta do International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). Os pacientes foram classificados como muito ativo, ativo, irregularmente ativo ou sedentário. Resultados: Independente do tempo de HD, de uma maneira geral, observou-se um nível de sedentarismo variando entre 46,9 e 62,2%. Considerando todos os tempos de HD (de 1 a > 48 meses), observou-se 55,1% de pacientes sedentários. Conclusão: A maioria dos pacientes com DCR submetidos à HD apresentam nível de atividade física abaixo do recomendado, sendo classificados como sedentários segundo o IPAQ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Bassi, Universidade Ceuma

Possui Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Central Paulista (2005), Especialização em Fisioterapia Hospitalar pelo Hospital São Francisco de Ribeirão Preto (2007) e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos (2011). É Mestre (2011), Doutora (2016) e Pós-Doutora (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. Além disso, possui Doutorado Sanduíche pela University of Illinois at Chicago (2014-2015). Atualmente é Professora do Curso de graduação em Fisioterapia na Universidade Ceuma. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Hospitalar Geral, Reabilitação Cardiovascular, Respiratória e Metabólica, Exercício Físico para populações especiais incluindo diabéticos, hipertensos, cardiopatas, obesos e idosos, bem como Cirurgia Bariátrica e Disfunção Endotelial.

Downloads

Publicado

28.09.2018

Como Citar

1.
Lessa L de H, Granja KSB, Lira JLF, Exel AL, Calles AC do N, Barbosa EA, et al. Nível de atividade física de pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise. Cons. Saúde [Internet]. 28º de setembro de 2018 [citado 6º de julho de 2024];17(3):281-5. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8272

Edição

Seção

Artigos