Paciente portador da Síndrome de Klinefelter: apresentação de um caso clínico

Autores

  • Márcia Cançado Figueiredo UFRGS, RS
  • Mircelei Saldanha Sampaio UFRGS, Porto Alegra
  • Vanessa Constant Barreto UFRGS, Porto Alegra
  • Cinthya Aline das Dores Guarienti UFRGS, Porto Alegra

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i1.905

Palavras-chave:

Síndrome de Klinefelter. Tratamento Restaurador Atraumático-ART. Promoção de Saúde Bucal.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um caso clínico de acompanhamento, por dez anos, de uma criança portadora da Síndrome de Klinefelter, alteração genética que afeta um cromossomo X adicional (47, XXY) de indivíduos do sexo masculino. Em 1996, a mãe procurou a Bebê Clínica – Curso de Extensão Universitária da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO/UFRGS) uma vez que seu fi lho era portador da Cárie Precoce da Infância ou Early childhood caries (ECC). Ele foi imediatamente inserido no programa da Bebê Clínica FO/UFRGS e recebeu tratamento educativo, curativo e preventivo, como orientações de dieta e higiene bucal, restaurações com o uso da Técnica de Tratamento Restaurador Atraumático (ART), além de ortodontia preventiva. Atualmente, a criança permanece em acompanhamento na Clínica da Disciplina de Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais da mesma Faculdade. Concluiu-se que o programa terapêutico, a utilização de restaurações com a Técnica ART e a ortodontia preventiva podem permitir uma melhora na qualidade de vida do paciente portador dessa rara síndrome, com maloclusão dentária e perfil cárie-ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cançado Figueiredo, UFRGS, RS

Doutora em Odontologia (Odontopediatria) pela Faculdade de Odontologia de Bauru, USP/BAURU; Mestre em Odontologia (odontopediatria) pela Universidade de São Paulo, USP.

Mircelei Saldanha Sampaio, UFRGS, Porto Alegra

Mestre em Odontopediatria – FO/UFRGS. Porto Alegre – RS

Vanessa Constant Barreto, UFRGS, Porto Alegra

Mestranda em Odontopediatria – FO/UFRGS. Porto Alegre – RS

Cinthya Aline das Dores Guarienti, UFRGS, Porto Alegra

Mestranda em Odontopediatria – FO/UFRGS. Torres – RS

Downloads

Publicado

07.04.2008

Como Citar

1.
Figueiredo MC, Sampaio MS, Barreto VC, Guarienti CA das D. Paciente portador da Síndrome de Klinefelter: apresentação de um caso clínico. Cons. Saúde [Internet]. 7º de abril de 2008 [citado 16º de abril de 2024];6(1):29-38. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/905

Edição

Seção

Artigos