Diabetes tipo 2 na infância: revisão de literatura

Autores

  • Shirley Lopes Dias USP
  • Tatiana Regina Costa Maciel UNINOVE, São Paulo
  • Giovanna M. Sablich Universidade São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i1.910

Palavras-chave:

Diabetes tipo 2. Estilo de vida. Incidência. Infância. Obesidade.

Resumo

A tendência mundial é o aumento da incidência do diabetes tipo 2 na infância e na adolescência. Além dos fatores de risco predisponentes para a doença, as alterações, nos últimos anos, no estilo de vida da criança têm cooperado para incrementar esses índices. O sedentarismo e as modificações do hábito alimentar têm contribuído para a epidemia da obesidade infantil. O avanço desse mal sobre as crianças, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, é considerado o maior fator de risco para o diabetes mellitus tipo 2. Essa doença na criança é semelhante a do adulto, tendo como características a resistência insulínica e as alterações nas células pancreáticas. Analisando esse período transicional, o objetivo deste estudo é identificar os fatores de risco que, relacionados ao estilo de vida da criança, têm contribuído para o aumento da incidência dodiabetes mellitus tipo 2 na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Lopes Dias, USP

Aprimoranda em Epidemiologia Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública – USP.

Tatiana Regina Costa Maciel, UNINOVE, São Paulo

Enfermeira formada pela Uninove

Giovanna M. Sablich, Universidade São Camilo

Especialista em Saúde Publica pela Unifesp; Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo; Oncologia pelo Memorial S. K. Cancer – New York; Educação Profi ssional na Saúde – Escola Nacional Saúde do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

07.04.2008

Como Citar

1.
Dias SL, Maciel TRC, Sablich GM. Diabetes tipo 2 na infância: revisão de literatura. Cons. Saúde [Internet]. 7º de abril de 2008 [citado 19º de abril de 2024];6(1):71-80. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/910

Edição

Seção

Artigos