Análise da correlação entre dados morfológicos, desempenho motor e maturação em escolares de 11 a 14 anos de idade, no município de São Paulo (SP)

Filipe Ferreira Soares Soriano, Arnaldo Luís Mortatti

Resumo


Diversos são os estudos que analisam o processo saúdedoença por meio de variáveis relacionadas ao crescimento e desempenho motor do ser humano. Jovens que apresentem índices morfológicos fora dos padrões aceitos para suas faixas etárias não podem ser considerados saudáveis apenas por não apresentarem algum sintoma de doença. O estilo de vida do homem adulto começa a ser formado na infância; portanto, informações relacionadas com as inconstâncias do aspecto morfológico, variações de desempenho motor e estágio maturacional de jovens podem fornecer indicações dos níveis de saúde humana. Tendo em mente essas premissas, verificou-se o status de crescimento, desenvolvimento e maturação tanto em crianças quanto em adolescentes e a conseqüente correlação com as variáveis de desempenho motor, em 16 escolares do sexo masculino, de 11 a 14 anos de idade. A associação entre os indicadores morfológicos e motores com o status maturacional foi feita pela correlação linear de Pearson com nível de signifi cância de 5% (p < 0,05)

Palavras-chave


Composição corporal. Crescimento. Desenvolvimento motor. Maturidade sexual.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i1.925

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2007 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional