Análise da correlação entre dados morfológicos, desempenho motor e maturação em escolares de 11 a 14 anos de idade, no município de São Paulo (SP)

Autores

  • Filipe Ferreira Soares Soriano Unicsul
  • Arnaldo Luís Mortatti Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i1.925

Palavras-chave:

Composição corporal. Crescimento. Desenvolvimento motor. Maturidade sexual.

Resumo

Diversos são os estudos que analisam o processo saúdedoença por meio de variáveis relacionadas ao crescimento e desempenho motor do ser humano. Jovens que apresentem índices morfológicos fora dos padrões aceitos para suas faixas etárias não podem ser considerados saudáveis apenas por não apresentarem algum sintoma de doença. O estilo de vida do homem adulto começa a ser formado na infância; portanto, informações relacionadas com as inconstâncias do aspecto morfológico, variações de desempenho motor e estágio maturacional de jovens podem fornecer indicações dos níveis de saúde humana. Tendo em mente essas premissas, verificou-se o status de crescimento, desenvolvimento e maturação tanto em crianças quanto em adolescentes e a conseqüente correlação com as variáveis de desempenho motor, em 16 escolares do sexo masculino, de 11 a 14 anos de idade. A associação entre os indicadores morfológicos e motores com o status maturacional foi feita pela correlação linear de Pearson com nível de signifi cância de 5% (p < 0,05)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Luís Mortatti, Unicamp

Ciências da Saúde - Multidisciplinar

Downloads

Publicado

07.04.2008

Como Citar

1.
Soriano FFS, Mortatti AL. Análise da correlação entre dados morfológicos, desempenho motor e maturação em escolares de 11 a 14 anos de idade, no município de São Paulo (SP). Cons. Saúde [Internet]. 7º de abril de 2008 [citado 19º de abril de 2024];6(1):179-88. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/925

Edição

Seção

Artigos