Autopercepção e conhecimento sobre saúde bucal de moradores de uma comunidade carente do município de Porto Alegre-RS

Autores

  • Márcia Cançado Figueiredo Faculdade de Odontologia-UFRGS
  • Daniel Demétrio Faustino-Silva Faculdade de Odontologia-UFRGS
  • Andressa da Silveira Bez Faculdade de Odontologia

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i1.934

Palavras-chave:

Atitudes e prática em saúde, Educação em saúde, Higiene bucal. Promoção da saúde, Saúde bucal.

Resumo

Neste estudo avaliamos a autopercepção e o conhecimento sobre a saúde bucal de uma população carente, anterior à implantação de um Programa de Promoção de Saúde Bucal. Trata-se de um estudo descritivo transversal, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Timbaúva, do bairro Mário Quintana, de Porto Alegre-RS, em 2007, com dados coletados de um questionário estruturado com perguntas fechadas, testado em um estudo piloto. Os questionários foram preenchidos por 185 pais ou responsáveis de crianças matriculadas na escola da comunidade. Os resultados mostram que apenas 31,98% foram ao dentista por causa de dor de dente. Com relação a autopercepção da saúde bucal, 63,78% tiveram experiência de cárie; 40%, sangramento gengival à escovação e 32,43%, dente permanente extraído. 95,13% têm uma escova em casa e 9,73% compartilha-a. Sobre o dentifrício, 98,37% declararam utilizá-lo, e quanto ao consumo de doces, 50,81% consomem em grande quantidade. Portanto, estratégias de promoção de saúde devem estar pautadas no conhecimento prévio e nas autopercepções da saúde, para que as ações educativas possam reverter em melhorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cançado Figueiredo, Faculdade de Odontologia-UFRGS

Professora Doutora da Disciplina de Odontopediatria – FO/UFRGS

Daniel Demétrio Faustino-Silva, Faculdade de Odontologia-UFRGS

Especialista em Saúde Coletiva, mestrando em Clínicas Odontológicas: Odontopediatria – FO/UFRGS

Andressa da Silveira Bez, Faculdade de Odontologia

Cirurgiã-Dentista, aluna interna do Curso de Extensão Universitária Atendimento de Pacientes Portadores de Necessidades Especiais da FO-UFRGS.

Downloads

Publicado

25.11.2008

Como Citar

1.
Figueiredo MC, Faustino-Silva DD, Bez A da S. Autopercepção e conhecimento sobre saúde bucal de moradores de uma comunidade carente do município de Porto Alegre-RS. Cons. Saúde [Internet]. 25º de novembro de 2008 [citado 17º de julho de 2024];7(1):43-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/934

Edição

Seção

Artigos