O Estado federal como modelo matricial de organização política

Autores

  • Leonam Baesso da Silva Liziero Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v7i2.739

Palavras-chave:

Estado federal, Modelo matricial, Daniel Elazar, Federalismo, Federação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a teoria de Daniel Elazar sobre a estruturação do Estado federal enquanto modelo matricial de organização política. Realizar-se-á, inicialmente, uma análise semântica do termo “federal”, essencial para a compreensão da essência valorativa que fundamenta tal forma de Estado. Em seguida, passa-se ao estudo das categorias propostas por Elazar, em especial ao modelo matricial que se estrutura por células em um mesmo quadro, como uma matriz matemática na qual os diversos núcleos de poder se comunicam. Finalmente, verificar-se-á o Estado federal no mundo contemporâneo e como a teoria de Elazar pode servir de parâmetro para a análise desta forma de Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonam Baesso da Silva Liziero, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - FND/UFRJ. Doutor e Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Advogado. Pesquisador do Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições - Letaci/PPGD/FND/UFRJ.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

LIZIERO, Leonam Baesso da Silva. O Estado federal como modelo matricial de organização política. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.5585/rtj.v7i2.739. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/11273. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos