Princípios do Desenvolvimento Sustentável e da Equidade Intergeracional sob a ótica do conceito de “Outro” de Lacan

Autores

  • Elcio Nacur Rezende ESDHC - Escola Superior Dom Helder Camara
  • Simone Murta Cardoso do Nascimento UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v7i2.574

Palavras-chave:

Princípio do Desenvolvimento Sustentável, Princípio da Equidade Intergeracional, Ética, Responsabilidade, Psicanálise.

Resumo

Este artigo pretende demonstrar a necessidade de alteração da concepção ética e cultural para a adequada aplicação dos princípios jurídicos do Desenvolvimento Sustentável e da Equidade Intergeracional, para preservar a qualidade ambiental e a saudável condição de vida da geração presente e das futuras. Para tanto, é preciso desvincular a ação humana sobre o meio ambiente da tradição exploratória, assim como adotar a chamada posição antropocêntrica alargada que deve ser permeada pela responsabilidade tanto em relação aos outros seres que compõem a biodiversidade quanto pelos descendentes. A contribuição de diversas áreas do conhecimento é relevante para a análise da questão. Assim, toma-se de empréstimo o conceito de grande “Outro” oriundo da teoria lacaniana que demonstra como a introjeção de significantes simbólicos torna possível a ação moral em razão das gerações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcio Nacur Rezende, ESDHC - Escola Superior Dom Helder Camara

Pós-Doutor,Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Direito. Professor do Programa de Pós-graduação da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Simone Murta Cardoso do Nascimento, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora universitáriaMestra em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara - ESDHCEspecialista em Direito Civil e Direito Processual CivilGraduada em Direito pela ESDHCGraduada em Psicologia pela PUC MinasMembro do CEBID - Centro de Estudos em BiodireitoMembro da Comissão Direito e Saúde da 12a. Subseção da OAB/MG

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

REZENDE, Elcio Nacur; NASCIMENTO, Simone Murta Cardoso do. Princípios do Desenvolvimento Sustentável e da Equidade Intergeracional sob a ótica do conceito de “Outro” de Lacan. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.5585/rtj.v7i2.574. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/11274. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos