Algoritmos, bolha informacional e mídias sociais: desafios para as eleições na era da sociedade da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v10i1.18159

Palavras-chave:

eleições, bolha informacional, sociedade da informação

Resumo

O uso constante das mídias sociais pelos eleitores tem como consequência a interferência destas no processo eleitoral por meio dos algoritmos, ocasionando uma bolha informacional. Essa bolha informacional faz com que notícias que deveriam chegar de forma neutra aos eleitores sejam contornadas por algoritmos, que fazem com que apenas notícias que estão de acordo com a predileção dos internautas sejam aparentes para os usuários. Por meio do método de procedimento hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfica, concluiu-se que os algoritmos e a bolha informacional prejudicam a liberdade de informação, na medida em que esse direito é inerente a divulgação de informações diversas e difusas a todos os envolvidos no curso das eleições. Ademais, uma legislação específica, como a pretendida pelo PL 4120/2020 sobre o tema mostra-se necessária.

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Biografia do Autor

Clara Bonaparte Pedrosa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

José Alfredo de Oliveira Baracho Júnior, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela UFMG. Master of Law pela Harvard Law School. Professor do Programa de graduação e pós-graduação em Direito da PUC Minas. Advogado.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

PEDROSA, Clara Bonaparte; BARACHO JÚNIOR, José Alfredo de Oliveira. Algoritmos, bolha informacional e mídias sociais: desafios para as eleições na era da sociedade da informação. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 148–164, 2021. DOI: 10.5585/rtj.v10i1.18159. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/18159. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos