JUDICIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS RELATIVAS AO ENSINO BÁSICO OBRIGATÓRIO

Autores

  • José Antonio Remedio Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Eduardo Roberto Antonelli de Moraes Filho Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v7i1.599

Palavras-chave:

Direito à educação. Judicialização da educação. Política pública educacional.

Resumo

A presente pesquisa tem por objeto analisar a implementação de políticas públicas educacionais relativas ao ensino básico obrigatório por decisão do Poder Judiciário, ante a omissão da atuação dos demais Poderes na sua efetivação. Comprovada a inércia do Poder Público, admite-se em caráter excepcional a intervenção do Judiciário na determinação de implementação das políticas públicas educacionais visando assegurar o direito à educação. No caso, o Judiciário não viola a separação de poderes, não ofende a discricionariedade administrativa e não macula a reserva do possível, tendo em vista que ao implementar as políticas públicas educacionais em face da inércia dos demais Poderes, em particular do Poder Executivo, apenas cumpre sua função constitucional, garantindo a efetivação dos direitos fundamentais. O método utilizado é o dedutivo, com base em pesquisa legal, doutrinária e jurisprudencial.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Remedio, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor de Graduação e Pós-graduação (Mestrado) em Direito da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor de Graduação em Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Aposentado. Advogado. jaremedio@yahoo.com.br

Eduardo Roberto Antonelli de Moraes Filho, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Mestrando pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Advogado. antonelli.moraes@me.com

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

REMEDIO, José Antonio; MORAES FILHO, Eduardo Roberto Antonelli de. JUDICIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS RELATIVAS AO ENSINO BÁSICO OBRIGATÓRIO. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 152, 2018. DOI: 10.5585/rtj.v7i1.599. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/8999. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos