COMPLIANCE: PREVENÇÃO AO CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Autores

  • Sólon Cícero Linhares PUC-PR
  • Talita Rebecca Santos Corrêa de Oliveira PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i2.366

Palavras-chave:

Lavagem de Dinheiro, Compliance, Instituições Financeiras

Resumo

O presente artigo tem por objeto identificar a ferramenta compliance como meio de prevenção ao crime de lavagem de dinheiro nas instituições financeiras, apresentando os mecanismos necessários para coibir essa prática. É inegável que haja apreensão global para com esse crime, dado os malefícios causados e a preocupação em saber que as instituições financeiras são utilizadas como parte do processo de lavagem de dinheiro. Com o intuito de coibir essa prática deplorável, as instituições financeiras devem seguir as recomendações internacionais e nacionais que discorrem a respeito da ferramenta compliance. Com base em toda a trajetória bibliográfica da pesquisa é de se verificar que os recursos advindos do compliance apresentam grande destaque na enfrentamento da lavagem de dinheiro nas instituições financeiras.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sólon Cícero Linhares, PUC-PR

Doutor em Direito Penal pela PUC-PR. Mestre pela UFPR. Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública pela Academia Nacional da Polícia Federal/Brasilia-DF. Graduado em Direito pela PUC-PR. Professor adjunto da PUC-PR, níveis de graduação e pós-graduação. Professor Titular do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná. Menbro do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico. Servidor Público Federal.

Talita Rebecca Santos Corrêa de Oliveira, PUC-PR

Analista Sênior em Compliance Monitoring & Testing HSBC, Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Trabalho Vivo da UFPR - Tema: Direito do Trabalho e Compliance, Advogada OAB/PR nº 79154, Bacharel em Direito pela PUC-PR (2015).

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

LINHARES, Sólon Cícero; DE OLIVEIRA, Talita Rebecca Santos Corrêa. COMPLIANCE: PREVENÇÃO AO CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 309–327, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i2.366. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9042. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos