Empresas e Direitos Humanos

Autores

  • Patricia Martinez Almeida Universidade Nove de Julho
  • Vladmir Oliveira da Silveira UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v4i2.252

Palavras-chave:

Direito Internacional dos Direitos Humanos, funcionalização do Direito, empresas e direitos humanos.

Resumo

O presente estudo sobre empresas e direitos humanos tem por objetivo analisar a mutação do papel da empresa na sociedade de consumo e as responsabilidades advindas desse novo plexo de relações globalmente intermediadas pelas empresas transnacionais. Para tanto, será utilizado o método de abordagem hipotético dedutivo, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Como hipótese inicial será adotada a  premissa que tais modificações justificam o dever de observância aos direitos humanos pelas empresas, tal como proposto pela Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, e, como consequência, com a internalização dos custos necessários à prevenção e proteção de tais direitos, em razão do novo adensamento da dignidade humana e do processo de funcionalização do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Martinez Almeida, Universidade Nove de Julho

Mestra em Direito pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho, especialista em Direito Constitucional com ênfase em Direitos Humanos pelo Centro de Pós-Graduação UNINOVE (2011), graduada em Direito pela Universidade Nove de Julho (2009). Professora de Direito Civil na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Advogada em São Paulo, Brasil. E-mail: profa.civil@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7663341887410868.

Vladmir Oliveira da Silveira, UNINOVE

Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - (UFSC). Coordenador e Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito da UNINOVE, Diretor do Centro de Pesquisa em Direito da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2015-08-01

Como Citar

ALMEIDA, Patricia Martinez; SILVEIRA, Vladmir Oliveira da. Empresas e Direitos Humanos. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 357–372, 2015. DOI: 10.5585/rtj.v4i2.252. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9086. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos