O VALOR TRABALHO NA SOCIEDADE DE RISCO: A FÁBRICA GLOBAL.

Autores

  • Ângela Diniz Linhares Vieira Universidade Federal do Mato Grosso
  • Bismarck Duarte Diniz Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v4i1.168

Palavras-chave:

Globalização, Sociedade de Risco, Valor Trabalho.

Resumo

Diante da existência de um globo que não é apenas uma figura astronômica, e, sim, o lugar no qual todos estão acolherados e ligados por consequência da comunicação instantânea da informação, a cultura universal de estilos e experiências, o alcance mundial de mercados e mercadorias e os produtos compostos de partes oriundas de diferentes continentes, questiona-se, qual a denominação dessa conjuntura social, Globalização, Globalismo ou Globalidade. Entretanto, é incontroverso que, referidas conjunturas sociais, transformaram a Sociedade Tradicional na Sociedade Industrial que provocou os riscos da atual Sociedade de Risco. Neste diapasão, repensar o Valor Trabalho, nesta Sociedade de Risco, é salutar, principalmente quanto ao seu elemento essencial, a Saúde do Trabalhador

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Diniz Linhares Vieira, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2008), especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UNI-ANHANGUERA (UNIDERP), mestranda em Direito Agroambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Advogada (30.015 OAB/GO), professora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FACISA)

Bismarck Duarte Diniz, Universidade Federal de Mato Grosso.

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) com estágio sanduiche na (1991-1992) Universidade Delgli Studi Di Roma-Itália. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, Sindicato, Direitos Humanos, Globalização e Direito Ambiental do Trabalho. Professor da disciplina Direito Ambiental do Trabalho no programa de Mestrado em Direito Agroambiental da FD/UFMT. Atua também como um dos organizadores da Revista Cathedral (Periódico Multidisciplinar das Faculdades Cathedral - ISSN 1808-2289), sendo também um membros de sua Comissão Editorial e Parecerista Ad Hoc da Revista de Direito ARGUMENTUM (ISSN 1677-809X) da UNIMAR. Conselheiro Consultivo da Revista Eletrônica Documento/monumento(ISSN 2176-5804/NDIHIR-UFMT) e Conselheiro Editorial da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente desenvolve pesquisas voltadas para as relações entre Direito Ambiental do Trabalho, Cultura e Identidades. Possui uma série de artigos publicados em Periódicos especializados. As principais publicações, em livros, são: DINIZ, Bismarck Duarte. "Apontamentos acerca do Direito Ambiental do Trabalho". Em: MAZZUOLI, Valério de Oliveira / IRIGARAY, Carlos Teodoro J. H.. Novas Perspectivas do Direito Ambiental Brasileiro: visões interdisciplinares. Cuiabá : Cathedral Publicações / Carlini Caniato, 2009.; DINIZ, Bismarck Duarte. Direito do Trabalho em Sala de Aula: para apreender e consultar. Cuiabá : Unicen Publicações / Univag, 2000; Diniz, Bismarck Duarte. Organização Sindical Brasileira (A Organização Sindical Brasileira e a Pluralidade Sindical no Estado Democrático de Direito). Cuiabá : EdUFMT, 1995. Membro do Colegiado do Curso do Mestrado em Direito Agroambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, desde 2010.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

VIEIRA, Ângela Diniz Linhares; DINIZ, Bismarck Duarte. O VALOR TRABALHO NA SOCIEDADE DE RISCO: A FÁBRICA GLOBAL. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.5585/rtj.v4i1.168. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9160. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos