ÉTICA NA SOCIEDADE NUMA RELAÇÃO DO DIREITO E DA FRATERNIDADE SOBRE O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE: BEM COMUM E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Autores

  • Guilherme Domingos de Luca
  • Lafayette Pozzoli Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v4i1.224

Palavras-chave:

Ética, Fraternidade, Sustentabilidade,

Resumo

O presente estudo analisará os valores éticos na sociedade atual em face da fraternidade e sustentabilidade. Estudará o conceito de ética, bem como analisados os princípios do "bem comum" e da "dignidade humana". Analisará também o princípio da fraternidade e sua relação com o bem comum e as ideias de sustentabilidade e cidadania. Será discorrida a seguinte problemática: A fraternidade contribui para a formação de cidadãos voltados aos valores éticos e sustentáveis? O objetivo central é analisar a importância do princípio da fraternidade e da ética na construção de uma sociedade sustentável. Trata-se de uma pesquisa pautada no método de investigação hipotético-dedutivo, partindo-se da hipótese de que o Princípio da Fraternidade enseja na conduta ética e consequentemente contribui para o denominado “agir sustentável e cidadão”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Domingos de Luca

Advogado. Mestrando em Teoria do Direito e do Estado pelo UNIVEM – Marília/SP. Bolsista CAPES/PROSUP – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Membro do Grupo de Pesquisas DIFUSO – Direitos Fundamentais Sociais. E-mail: guilherme.luca@uol.com.br.

Lafayette Pozzoli, Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM

Professor. Advogado. Professor no UNIVEM e Professor na PUC/SP. Chefe de Gabinete na PUC/SP. Coordenador do Mestrado em Direito no UNIVEM. Possui graduação (1986), Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Pós-Doutorado pela Universidade "La Sapienza", Roma (2002). Membro do Conselho Editorial da Revista EM TEMPO (UNIVEM) e da Revista de Direito Brasileira - RDBras, do CONPEDI. Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/SP. Sócio fundador da AJUCASP. Avaliador para cursos de direito INEP/MEC. Foi membro do Tribunal de Ética - TED-1 e da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/SP. E-mail: lafayette@lafayette.pro.br

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

LUCA, Guilherme Domingos de; POZZOLI, Lafayette. ÉTICA NA SOCIEDADE NUMA RELAÇÃO DO DIREITO E DA FRATERNIDADE SOBRE O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE: BEM COMUM E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.5585/rtj.v4i1.224. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9163. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos