ATO INFRACIONAL MIDIATIZADO: A APOSTA DA MÍDIA TELEVISIVA COMO SOLUÇÃO À VIOLÊNCIA ATRAVÉS DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Autores

  • Bruno Mello Corrêa de Barros Centro Universitário Franciscano -UNIFRA
  • Marília Do Nascimento Pereira Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v4i1.137

Palavras-chave:

criança e adolescente, mídia, maioridade penal.

Resumo

Neste ensaio, propõem-se a discussão da abordagem dada pela mídia televisiva quanto aos crimes cometidos por crianças e adolescentes. Assim, objetivam-se desvelar os discursos tendenciosos que visam incutir no senso comum o ideário de redução da idade penal de modo que os informativos jornalísticos e programas policiais revelam uma realidade distorcida quanto ao percentual de crianças e adolescentes que cometem crimes. Ao final, pode-se afirmar que a redução da maioridade penal não é o caminho adequado para a diminuição do índice de violência, o que se vislumbra é o interesse comercial das emissoras de televisão em explorar esse tipo de acontecimento, com preocupação única no lucro e audiência. Para tanto, como ferramenta metodológica o presente estudo contou com o método de abordagem dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Mello Corrêa de Barros, Centro Universitário Franciscano -UNIFRA

Acadêmico do 9º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisador e Integrante do projeto de pesquisa ‘’Ativismo Digital e as novas mídias: desafios e oportunidades da cidadania global’’, do Núcleo de Direito Informacional – NUDI da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI.

Marília Do Nascimento Pereira, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Acadêmica do Curso de Direito do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

BARROS, Bruno Mello Corrêa de; PEREIRA, Marília Do Nascimento. ATO INFRACIONAL MIDIATIZADO: A APOSTA DA MÍDIA TELEVISIVA COMO SOLUÇÃO À VIOLÊNCIA ATRAVÉS DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.5585/rtj.v4i1.137. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9166. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos