As Igrejas e os Meios de Comunicação: Uma Análise Jurídica da Convergência Entre Mídia e Fé

Autores

  • Bruno Mello Corrêa de Barros Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v3i2.136

Palavras-chave:

Igreja, Televangelização, Comunicação Social, Serviço Público, Radiodifusão.

Resumo

Este artigo tem por função promover uma reflexão acerca do fenômeno de convergência entre mídia e fé, quer dizer, o estreitamento da relação existente entre as Igrejas e os meios de comunicação e veículos eletrônicos de mídia. Deslindou-se o caminho percorrido através da análise da radiodifusão brasileira, bem como se verificou os aspectos referentes ao panorama hodierno da comunicação social do país. Constatou-se, dessa forma, a televangelização, ou seja, utilização do serviço de radiodifusão e de seus meios para a difusão de crenças e religiões. Neste paradigma, cumpre referenciar que como ferramentas metodológicas apreciadas neste ensaio objetivou-se a utilização do método de abordagem dedutivo e método de procedimento monográfico.

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Biografia do Autor

Bruno Mello Corrêa de Barros, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Acadêmico do 9º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisador e . Integrante do projeto de pesquisa ‘’Ativismo Digital e as novas mídias: desafios e oportunidades da cidadania global’’, do Núcleo de Direito Informacional – NUDI da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

BARROS, Bruno Mello Corrêa de. As Igrejas e os Meios de Comunicação: Uma Análise Jurídica da Convergência Entre Mídia e Fé. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 362–379, 2014. DOI: 10.5585/rtj.v3i2.136. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9792. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos