Reflexos da Desproteção do Consumidor pela Adoção de Modelo Econômico Baseado no Incentivo ao Consumo

Autores

  • Antônio Carlos Efing
  • Juliano Scarpetta

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v4i3.234

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Consumo, Impactos socioambientais, Desproteção e prejuízos aos consumidores.

Resumo

As políticas econômicas fundamentadas no incentivo ao consumo adotadas pelo Estado, principalmente na última década, geraram significativo impacto socioambiental em prejuízo e desproteção aos consumidores. Prezar pelo crescimento econômico sem considerar o desenvolvimento e o consumo sustentável provocou o aumento do endividamento das famílias, dificuldade de mobilidade urbana, recordes de poluição e acidentes de trânsito, entre outros tantos problemas. Os programas de incentivo ao consumo trouxeram uma frustrada ideia de melhora social àquela população que décadas atrás não detinha o poder de aquisição de bens e serviços. Almejar o crescimento sem se atentar com o desenvolvimento socioambiental promove o ter, e deixa a construção do ser em segundo plano, e não se mostra o caminho mais adequado de condução das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Efing

Mestre e Doutor pela PUCPR; professor titular da PUCPR onde leciona na graduação, especializações, mestrado e doutorado; professor da Escola da Magistratura do Paraná; membro do Instituto dos Advogados do Paraná; Advogado militante em Curitiba.

Juliano Scarpetta

Graduado em Direito pela Associação Catarinense de Ensino; Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Associação Catarinense de Ensino; Especialista em Direito Empresarial pela Católica de Santa Catarina; Mestrando em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

EFING, Antônio Carlos; SCARPETTA, Juliano. Reflexos da Desproteção do Consumidor pela Adoção de Modelo Econômico Baseado no Incentivo ao Consumo. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 468–487, 2015. DOI: 10.5585/rtj.v4i3.234. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9823. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos