Análise da capacidade competitiva das micro e pequenas empresas brasileiras com vista a exportação
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.17813Palavras-chave:
pequenas e médias empresas, internacionalização, competitividade, inovaçãoResumo
As micro e pequenas empresas predominam em números frente as médias e grandes empresas na ordem de mais de 90% em todo o mundo. Contribuindo fortemente na formação do Produto Interno Bruto em todos os países. Tornam-se propulsoras do desenvolvimento econômico na mediada em que recebem estímulos adequados em um ambiente que propicie o desenvolvimento de inovações tecnológicas. Observa-se na literatura que quando estabelecido o meio ambiente adequado, proporcionado por uma política pública de país, são desenvolvidos ganhos de capacidades competitivas nas empresas lá instaladas. Em contra partida, observa-se escassez na produção de artigos científicos que analisam como são estabelecidos ganhos da capacidade competitiva das empresas que participam de programas de subvenção e que se tornam capazes de se desenvolverem, tais quais, aquelas que participam de clusters de desenvolvimento tecnológico com o seu efetivo ganho de capacidade após a finalização da sua participação em programas de incubação. Nesse aspecto, o Brasil atua mais fortemente com subvenções que visam desenvolver a capacidade competitiva de empresas através de programa, tais como: Programa Nacional da Cultura Exportadora, Programa de Extensão Industrial para Exportação, Brasil Mais Produtivo, Agentes Locais de Inovação, entre outros. Tendo estes como finalidades a realização de consultorias e financiamentos para aquisição de equipamentos, além de consultorias para desenvolver as capacidades competitivas das empresas selecionadas de modo a atuarem em alto nível de competitividade. Assim, esta pesquisa visa analisar a capacidade competitiva voltada para a internacionalização de micro e pequenas empresas que participaram de programas de incentivos ao aumento de competitividade com vistas a identificar quais capacidades foram incluídas em suas estratégias de atuação, ao final do programa, que indique a sua efetividade. Para isso são analisados os relatórios de 256 empresas participantes do programa de Extensão Industrial para Exportação para identificar, pós execução do projeto, o nível de competitividade dessas empresas localizadas na região metropolitana da cidade do Recife.
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