Gestão do conhecimento e efeitos da inovatividade na inovação de produtos no contexto têxtil do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21848

Palavras-chave:

processos de gestão do conhecimento, inovatividade, inovação de produtos, competitividade, setor têxtil

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre processos de gestão do conhecimento, inovatividade e inovação de produtos no setor têxtil brasileiro, com base em um modelo teórico que representa o impacto positivo que os processos de gestão do conhecimento têm sobre a inovatividade e a inovação de produtos. O modelo teórico proposto foi operacionalizado através de uma pesquisa realizada com 157 indústrias têxteis brasileiras. Os resultados mostraram que os processos de gestão do conhecimento têm impacto na inovação dabite produtos através da inovatividade. Concluímos que ao lançar produtos, de acordo com as tendências do mercado e com base no conhecimento adquirido, armazenado e aplicado, as empresas buscam atualizar suas carteiras de produtos com base no lançamento de novos produtos, inovando para se diferenciar da concorrência e melhorar os resultados econômico-financeiros e de mercado nos mercados em que atuam.

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Biografia do Autor

Paula Patricia Ganzer, Instituto Federal do Rio Grande do Sul / Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul - Brasil

Pós-Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 70 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 109 artigos publicados em anais de eventos e 18 capítulos de livros publicados. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 71 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 07 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES-II e Observatório Brasileiro de Desenvolvimento Baseado em Conhecimento. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing. Tem interesse em planejamento de mercado, com uso de dados. Utiliza os softwares estatísticos SPSS, Amos, PLS, R e Power BI, além do NVivo para análises qualitativas de dados. Manipula dados com uso do SQL. Atualmente, atua como cientista de dados na Martiplast Ind. e Com. Plásticos. Estuda consumo sustentável, ESG, consumo experiencial, felicidade e lazer sério.

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo (UPF) / Passo Fundo, RS – Brazil

Doutora em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES (2019). Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES (Ago/2017 à Nov/2017). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade (2014). Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo (2009). Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI (2008). Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra (2010). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 35 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 89 artigos publicados em anais de eventos, 12 capítulos de livros publicados e 7 livros organizados. ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: 25 orientações de graduação, 39 de iniciação científica, 2 de especialização. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 16 participações em bancas de graduação. 1 Participação em bancas de especialização. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Atua como líder acadêmica no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Integra a equipe de pesquisadores dos projetos: Gestão do Conhecimento e Inovatividade como Impulsionadores da Inovação de Produto no Setor Têxtil Brasileiro e Português, contemplado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 Universal/Faixa C e Universidades Empreendedoras e Sustentabilidade Econômica a partir dos Ambientes de Inovação UESAI, contemplado na Chamada CNPq Nº 12/2017 Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ. Possui 83 avaliações de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. 5 avaliações de projetos de pesquisa e extensão. Experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Atuou na área de captação de recursos para inovação no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (2011 à 2014).

Gabriel Sperandio Milan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) / São Leopoldo, RS - Brazil

Professor e pesquisador na Unisinos ligado aos PPGs em Gestão e Negócios (Mestrado e Doutorado Profissional) e Engenharia de Produção e Sistemas (Mestrado e Doutorado Acadêmico). Coordenador do MBA em Gestão Empresarial. Membro do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e do Comitê Interno de Bolsas de Iniciação Tecnológica. Membro do Comitê Executivo da ANPAD. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (Nível 2, por quatro ciclos, 2010 a 2024). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Mercado (GPEM), cadastrado junto ao CNPq, de 2007 a 2018. Membro do Grupo de Pesquisa em Estratégias e Práticas de Mercado (EPM), cadastrado junto ao CNPq, desde 09/2019. Avaliador de Agências de Fomento (CAPES, CNPq e FAPERGS). FORMAÇÃO: Pós-Doutor em Administração na área de Marketing pela UFRGS (2016). Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS (2006). Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços pela UFRGS (2000). Especialista em Planejamento Econômico: Gestão Econômica da Empresa pela UCS (1998). Especialista em Administração de Marketing pela UCS (1996). Bacharel em Administração de Empresas pela UCS (1994). 

Pelayo Munhoz Olea, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) / Rio Grande, RS - Brazil

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

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Publicado

13.10.2022 — Atualizado em 11.06.2024

Como Citar

Ganzer, P. P., Matte, J., Chais, C., Sperandio Milan, G., & Munhoz Olea, P. (2024). Gestão do conhecimento e efeitos da inovatividade na inovação de produtos no contexto têxtil do Brasil. Exacta, 22(2), 615–645. https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21848

Edição

Seção

Artigos