Previsão das séries temporais do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBOVESPA: uma análise por meio de modelos de alisamento exponencial

Autores

  • Áurea Isis Cassimiro Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • André Luis Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • Juliano Almeida Faria Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Lívia Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5160

Palavras-chave:

Índice Carbono Eficiente (ICO2). Índice de Sustentabilidade. Modelo Holt-Winters. Modelo SARIMA. Sustentabilidade corporativa.

Resumo

Neste estudo, objetivou-se analisar e discutir a contribuição dos modelos exponenciais de Holt-Winters e o modelo de SARIMA para previsão do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBOVESPA para o ano de 2014. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental de natureza exploratória, com abordagem quantitativa, analítica e descritiva, utilizando-se dois métodos estatísticos para prever os valores dos pontos médios do ICO2, quais sejam: Holt-Winters e SARIMA (2,1,1) x (0,1,1). Ambos foram avaliados pelo Erro Quadrático Médio (EQM) e escolhidos a partir do menor valor deste para representar a previsão dos pontos médios do ICO2 por determinado período. Verificou-se que, em períodos curtos (até seis meses), com o SARIMA (2,1,1) x (0,1,1) estima-se melhor do que com o Holt-Winters e, para períodos longos (a partir de seis meses), com o HoltWinters efetuam-se previsões melhor do que com o SARIMA (2,1,1) x (0,1,1). Sugere-se que outros modelos sejam testados, para verificar sua adequação e também para que as previsões sejam o mais possível sensíveis, diminuindo, assim, a diferença entre valores previstos e reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áurea Isis Cassimiro Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Graduada em Administração pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA e Graduada em Estatística pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é analista da empresa AMBEV.

André Luis Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (2007). Especialista em Finanças Empresariais pela Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração (2009). Mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia, NPGA (2011). Doutorando em Engenharia da Produção, pela Universidade Federal da Bahia, PEI (2012-Atual). Atualmente é Professor Efetivo e Pesquisador do Instituto Federal da Bahia - IFBA, do Curso de Bacharelado em Administração. Membro da Comissão de Assuntos Relacionados à Contabilidade Social e Ambiental do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC-BA). Ex-Coordenador Adjunto do Curso de Administração do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE. Ex-Coordenador Executivo do Curso de Extensão em Responsabilidade Social Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do CIAGS/UFBA para servidores da PETROBRAS. Pesquisador integrante do grupo de pesquisa LABMUNDO (Laboratório de Análise Política Mundial)/NPGA-Núcleo de Pós-Graduação em Administração. Pesquisador integrante do grupo de pesquisa que Estuda Desenvolvimento, Trabalho e Tecnologia de Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA. Área de Interesse: Contabilidade Financeira, Contabilidade Ambiental, Finanças, Mercado de Carbono, Indicadores de Sustentabilidade e Desempenho Econômico e Financeiro.

Juliano Almeida Faria, Universidade Estadual de Feira de Santana

É Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialização em contabilidade gerencial com ênfase em controladoria. Mestrado em contabilidade pela UFBA (Qualis Capes 3) e Doutorando em Engenharia Industrial pela UFBA (Qualis Capes 5). Atua como professor do curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Feira de Santana, na Faculdade Anísio Teixeira e também como consultor empresarial. Possui experiência em ensino à distância e é professor dos cursos de especialização lato sensu em Controladoria da UNEB e da UEFS. Atua como avaliador ad hoc de revistas e eventos científicos além do desenvolvimento de pesquisas na área de controladoria ambiental, mercado de carbono, contabilidade gerencial e pesquisa na educação contábil. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - CONEP / UEFS.

Lívia Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Doutoranda em Geociências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestra em Contabilidade pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (2004) reconhecido pela Universidade Tiradentes (UNIT), Especialista em Auditoria (1998), Especialista em Impactos e Recuperação de Áreas degradadas pela Universidade Salvador (2014), Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Salvador (1993) e em Administração de Empresas pela Faculdade Batista Brasileira (2007). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2005), Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Salvador (2006) nas modalidades: presencial e a distância e Professora Assistente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFBA (2012). Possui experiência nas áreas de Ciências Contábeis e Administração. Atua principalmente nas seguintes temáticas: Administração Financeira, Teoria da Contabilidade, Controladoria, Gestão e Educação à Distância. Pesquisa ainda no segmento de Mineração os impactos sociais, econômicos e ambientais da atividade nos municípios do semiárido do Brasil e da Bahia. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa do CNPq: (1) GPCONT da Universidade do Estado da Bahia, nas linhas de pesquisa de Contabilidade Ambiental, Contabilidade aplicada ao Setor Público, Controladoria e Gestão Contábil, Ensino da contabilidade, IFRS e Pericia Contábil e (2) Trabalho, Desenvolvimento e Tecnologias de Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Downloads

Publicado

08.04.2015

Como Citar

Lima, Áurea I. C., Souza, A. L., Faria, J. A., & Rodrigues, L. (2015). Previsão das séries temporais do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBOVESPA: uma análise por meio de modelos de alisamento exponencial. Exacta, 12(3), 336–352. https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5160

Edição

Seção

Artigos