Auto-rotação de helicópteros: um modelo analítico para o traçado do diagrama de altura versus velocidade

Autores

  • Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues CBPF

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v4i1.654

Palavras-chave:

Auto-rotação. Diagrama de altura versus velocidade. Helicópteros.

Resumo

Neste artigo, estudam-se os efeitos decorrentes da perda de potência líquida aplicada ao rotor de helicópteros monomotores, que resulta no regime de operação conhecido como auto-rotação. Apresenta-se modelo analítico para o traçado do diagrama de altura versus velocidade, que demonstra as regiões em que o vôo da aeronave fica restrito, no caso da auto-rotação. Realizam-se as análises qualitativa e quantitativa do estudo proposto pela comparação dos resultados obtidos neste trabalho com os conseguidos por intermédio de um modelo semi-empírico disponível na literatura.

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues, CBPF

Doutor em Física – CBPF; Pesquisador titular – CBPF.

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Publicado

12.03.2008

Como Citar

Rodrigues, L. E. M. J. (2008). Auto-rotação de helicópteros: um modelo analítico para o traçado do diagrama de altura versus velocidade. Exacta, 4(1), 65–76. https://doi.org/10.5585/exacta.v4i1.654

Edição

Seção

Artigos