O projeto Ícaro SAE-Aerodesign e sua contribuição para a formação do engenheiro

Autores

  • Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues UNINOVE, São Paulo
  • Fábio Vinicius da Silva UNINOVE, São Paulo
  • Álvaro José de Mauri UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v4i1.652

Palavras-chave:

Aeronaves de radiocontrole. Engenharia aeronáutica. Projeto de aviões.

Resumo

Este artigo apresenta o projeto Ícaro SAE-Aerodesign1, desenvolvido pelos estudantes do curso de Engenharia de Produção Mecânica do Centro Universitário Nove de Julho (Uninove) que participaram de uma competição destinada aos alunos de graduação das áreas de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas. A principal finalidade dessa prova é projetar, documentar, construir uma aeronave radio controlada, capaz de alçar vôo num comprimento de pista determinado, conduzindo, em compartimento apropriado, a maior carga útil possível. Demonstram-se também as conquistas da equipe Ícaro na edição 2005 da disputa, além da contribuição dada pela competição SAE-Aerodesign na formação do engenheiro.

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues, UNINOVE, São Paulo

Mestre em Ciência [Engenharia Mecânica e Aeronáutica] – ITA; Professor na graduação [Engenharia Civil/Engenharia de Produção Mecânica] – Uninove.

Fábio Vinicius da Silva, UNINOVE, São Paulo

Graduando em Engenharia de Produção Mecânica – Uninove.

Álvaro José de Mauri, UNINOVE, São Paulo

Graduando em Engenharia de Produção Mecânica – Uninove.

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Publicado

12.03.2008

Como Citar

Rodrigues, L. E. M. J., Silva, F. V. da, & Mauri, Álvaro J. de. (2008). O projeto Ícaro SAE-Aerodesign e sua contribuição para a formação do engenheiro. Exacta, 4(1), 47–53. https://doi.org/10.5585/exacta.v4i1.652

Edição

Seção

Artigos