Gestão de portos brasileiros e do BRICS: uma análise comparativa sobre seus problemas logísticos e a resolução por meio da tecnologia de informação

Autores

  • Priscilla Cristina Cabral Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Nathalia Cosendey Fraga Universidade Federal Fluminense
  • Camilla Torres Clarkson Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6833

Palavras-chave:

BRICS. Gestão. Logística. Portos. Tecnologia da Informação.

Resumo

Os portos brasileiros apresentam problemas causados pela falta de investimento e inovação, levando a gargalos na movimentação das mercadorias. O mesmo ocorre em portos dos países integrantes do BRICS. Para a solução destes gargalos, uma opção seriam as Tecnologias de Informação (TI), que atuam como facilitadoras na gestão e operação portuárias. Neste artigo, tem-se como objetivo analisar os principais problemas encontrados nos portos do BRICS e propor soluções para estes por meio do uso de TIs. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio do levantamento em bases, como Scopus e SciElo, além de websites institucionais. Para o problema de alocação de berço, a otimização mostrou-se mais eficaz; quanto ao congestionamento, utilizou-se simulação, otimização e RFID, enquanto que para problemas de gestão, Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) e outras TIs (Electronic Data Interchange – EDI) auxiliariam na integração dos atores desse sistema logístico, minimizando grande parte dos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Cristina Cabral Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Priscilla Cristina Cabral Ribeiro is a Professor at the Production Engineering Department at Fluminense Federal University (UFF) since 2013. She taught at Production Engineering, Business and Economy Department, Mines School, Ouro Preto Federal University (UFOP), Brazil, from 2001 to 2013. She obtained her Master’s in Production Engineering from the Production Engineering Program at Rio de Janeiro Federal University (COPPE/UFRJ), and her PhD at Production Engineering Department at São Carlos Federal University (UFSCar). She was a visiting scholar at Utah State University from November, 2008 to August, 2009. Her research interests are in logistics, supply chain management, information technology, and is developing some papers in entrepreneurship.

Nathalia Cosendey Fraga, Universidade Federal Fluminense

É estudante de graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2013. Atualmente cursa o 7º (quarto) período, e estagia na empresa PetroRio. Participou da Equipe Buffalo de Fórmula SAE, atuando como gerente de logística e comunicação, assim como de um projeto de Iniciação Científica com a orientadora Priscilla Cristina Cabral Ribeiro do segundo semestre de 2014 e, como bolsista de iniciaçãi científica da Faperj, de set/2015-ago/2016. Possui conhecimentos em idiomas, detendo Espanhol fluente e Inglês intermediário.

Camilla Torres Clarkson, Universidade Federal Fluminense

É estudante de graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense (UFF), com ingresso no primeiro semestre de 2013. Atualmente cursa o 7º período. Participou do mesmo projeto que a Nathalia, mas a partir de jan/2016 a ago/2016 substituiu outra bolsista em um projeto de Iniciação Científica com a orientadora Priscilla Cristina Cabral Ribeiro, com bolsa PIBIC/CNPQ/UFF. Possui conhecimento de idiomas, detendo inglês fluente.

Downloads

Publicado

13.07.2017

Como Citar

Ribeiro, P. C. C., Cosendey Fraga, N., & Torres Clarkson, C. (2017). Gestão de portos brasileiros e do BRICS: uma análise comparativa sobre seus problemas logísticos e a resolução por meio da tecnologia de informação. Exacta, 15(2), 335–352. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6833

Edição

Seção

Artigos