Divulgação de indicadores de sustentabilidade pelas empresas com governança corporativa

Autores

  • Ricardo Garrido Schwach Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Celso Machado Junior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Raquel da Silva Pereira Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.6883

Palavras-chave:

Indicadores de sustentabilidade. Relatórios de sustentabilidade. Global Reporting Initiative.

Resumo

A dimensão ambiental da sustentabilidade vem-se destacando à medida que a população e o consumo aumentam, demandando, por sua vez, maior participação no planejamento e na tomada de decisão pelas organizações. Neste contexto, emana o objetivo desta pesquisa de identificar o perfil de divulgação dos indicadores de sustentabilidade pelas empresas que possuem Governança Corporativa, sobretudo os relacionados com a questão ambiental. Utilizou-se um método misto de investigação, com o emprego das técnicas de análise documental e data mining. Os dados mostram que, de um universo de 217 organizações relacionadas pelo Valor Econômico, apenas 91 apresentaram relatórios com indicadores de sustentabilidade, segundo o modelo Global Reporting Initiative. As empresas do setor industrial se destacaram na divulgação de indicadores ambientais de sustentabilidade. Os indicadores ambientais mais frequentes foram: Emissões, Efluentes e Resíduos, Energia, Água e Biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Garrido Schwach, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Profissional com experiência e formação em Tecnologia da Informação e Administração, atuando nas áreas de projetos, governança, sistemas, infraestrutura, serviços, banco de dados, redes, negócios e treinamento. Formação em Mestrado Profissional em Administração em Governança Corporativa pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela BSP - Business School São Paulo, Pós-graduação em Tecnologia pela UFRJ, Pós-graduação em Gestão da Informação e Graduação em Tecnologia da Informação. Atualmente exerce a profissão de Gerente de Projetos pela consultoria ADMSystem IT Services, Professor e Orientador na FMU nos cursos Latu Sensu em Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Tecnologia da Informação, Docência do Ensino Superior, Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Tecnologia para Logística e Cadeia de Suprimentos, Segurança da Informação e Métodos e Técnicas de Pesquisa. Certificações PMP, ITIL, COBIT, English Course and Business in Auckland/New Zealand (Languages International School) and London/England (College London Leicester Square)

Celso Machado Junior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor (2012) em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Mestre (2005) em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, graduado em Engenharia Mecânica (1988) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - PPGA/FMU. Editor da Revista Metropolitana de Sustentabilidade RMS e revisor dos seguintes periódicos: International Journal of Biodiversity and Conservation, Revista de Administração Contemporânea RAC, Revista Gestão e Regionalidade G&R, Revista Hermes, Revista Ciências Sociais em Perspectiva RCSP e Journal of Engineering and Technology Innovation - INOVAE. Trabalhou na gestão acadêmica, como: coordenador do curso semipresencial de pós-graduação em Gestão Ambiental – Ecogestão na Universidade Paulista, responsável pela implantação (2008 a 2010). Atua como docente no curso de graduação em Administração na Universidade de São Caetano do Sul e no curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista. Têm experiência na área de Gestão de Organizações, com ênfase em Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Sistemas da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atuou em organização industrial do setor privado (1983 - 2009) em diversos setores de gestão.

Raquel da Silva Pereira, Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul

Doutora em Ciências Sociais (2003) e Mestre em Administração (1999), ambos pela PUC/SP. Especialista em Administração de Recursos Humanos, pela Escola Superior de Administração de Negócios - ESAN (1988) e Licenciada Plena por meio do Curso de Formação de Professores (ESQUEMA I) pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC/SP (1992). Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (1984). Desde março de 2008 atua como professora na graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (IMES/USCS). É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/USCS), no qual foi gestora durante o período entre maio de 2011 e julho de 2014 e novamente é Gestora desde janeiro de 2016. Implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração, no SENAC/SP (abril/2007 a março/2008). Atuou como Diretora de Educação Continuada (julho a dezembro/2006), área de pós-graduação lato sensu, com 60 cursos, na Uninove. Foi Diretora de Departamento Acadêmico (julho/2000 a julho/2006), dirigindo os Cursos de Administração (Geral e Habilitações); Ciências Econômicas; Ciências Contábeis: Secretariado Executivo e Turismo. Coordenou cursos de Administração (Geral e Habilitações) entre janeiro/1999 e setembro/2000, na Uninove. Criou e formatou os primeiros Cursos Superiores de Formação Específicas (Sequenciais) do Brasil, os quais coordenou por mais de um ano. Atua como docente desde 1989 e pesquisa sobre Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Regional, Gestão Ambiental, Sustentabilidade Socioambiental, Gestão de Pessoas e sobre Gestão no Ensino Superior. Possui experiência de mercado na área administrativa, tendo atuado em organizações como Banco Itaú S/A, Perdigão Alimentos S/A e Banco Mercantil de São Paulo, dentre outras. Desenvolve conteúdos de disciplinas a serem ministrados a distância. É autora de livros, capítulos de livros e artigos nacionais e internacionais. Possui projetos de pesquisa aprovados pela CAPES, pela FAPESP e pelo CNPq.

Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Possui graduação em Administração pela FEA-RP/ Universidade de São Paulo (2005), é Mestre em Administração de Organizações (2008) pela mesma instituição e Doutora em Administração (2012) pela FEA- SP/USP, com estágio na Universidade de Illinois (USA). Pós-doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Ensino de Administração, Análise de Dados, Metodologia de Pesquisa e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, estatística aplicada à Administração, educação à distância. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA-FMU)e do Programa de Pós-Graduação em Governança Corporativa (MPGC-FMU) no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Downloads

Publicado

29.09.2017

Como Citar

Schwach, R. G., Machado Junior, C., Pereira, R. da S., & Ribeiro, D. M. N. M. (2017). Divulgação de indicadores de sustentabilidade pelas empresas com governança corporativa. Exacta, 15(3), 457–470. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.6883

Edição

Seção

Artigos