As Dimensões da Qualidade de Vida no Trabalho em Empresas Privadas

Autores

  • Rafael Fernandes de Mesquita Universidade Potiguar - UnP
  • Ana Paula Holanda Lima Ávila Universidade de Fortaleza
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade Potiguar - UnP
  • Paulo José de Mesquita Júnior Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n1.6927

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho. Comportamento Organizacional. Escala.

Resumo

A qualidade de vida no trabalho (QVT) surge na literatura acadêmica em meados do século XX a partir da interdisciplinaridade entre áreas do conhecimento humano para solucionar os problemas da relação entre a engenharia de produção de bens e a dimensão da vida dos indivíduos fora do ambiente de trabalho. Neste trabalho, procuramos preencher gaps que persistem neste campo científico ao validar um instrumento de avaliação da QVT em empresas privadas, baseado nos trabalhos de Walton (1973) e já aplicado ao setor público. O objetivo do trabalho foi investigar as variáveis explicativas da QVT do empregado privado. Para isso, utilizou-se de uma abordagem metodológica quantitativa com técnicas de análise fatorial e regressão múltipla. Os resultados apontam as condições de trabalho seguras e saudáveis como fator preponderante e o modelo testado foi validado, tornando-se possíveis suas réplicas em outros contextos empíricos e a ampliação de seu escopo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fernandes de Mesquita, Universidade Potiguar - UnP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Potiguar - UnP e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.

Ana Paula Holanda Lima Ávila, Universidade de Fortaleza

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza - Unifor.

Fátima Regina Ney Matos, Universidade Potiguar - UnP

Doutora em Administração de Empresas (UFPE) com estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro - Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Potiguar - UnP.

Paulo José de Mesquita Júnior, Universidade Federal do Piauí

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e discente da Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (CESVALE).

Downloads

Publicado

21.03.2018

Como Citar

Mesquita, R. F. de, Ávila, A. P. H. L., Matos, F. R. N., & Mesquita Júnior, P. J. de. (2018). As Dimensões da Qualidade de Vida no Trabalho em Empresas Privadas. Exacta, 16(1), 43–54. https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n1.6927

Edição

Seção

Artigos