Uso adequado de embarque controlado nível 2 pelas montadoras, podem reduzir o índice de recall no Brasil

Autores

  • Jose Alves Silva Neto unitau - Universidade de taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n1.7256

Palavras-chave:

Embarque controlado Nível 2. ECN2. Recall. Qualidade automobilística.

Resumo

Nos últimos quatro anos, o índice de Recall aumentou em quase 600%. As empresas automobilísticas, possuem o certificado conforme NBR ISO TS 16949. A principal barreira de contenção deste sistema, para as peças não conforme, são os sistemas de inspeção de peças, antes de serem enviadas para a montadora, chamado de Embarque Controlado Nível 2 (ECN2). O objetivo desta pesquisa foi verificar, dentre 20 empresas do setor automotivo, quais são os critérios e normas para se aplicar um ECN2. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, com abordagem qualitativa. O resultado demonstra que, apenas 51% de ações, para implantar um ECN2, são comuns nas empresas. Dessa forma, o ECN2, para se tornar eficaz e atuar, para minimizar os índices de rejeições e Recall, precisa ser mais pesquisado e difundido entre as empresas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Alves Silva Neto, unitau - Universidade de taubaté

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Taubaté (2014), Mestrado em Engenharia Mecânica na linha de pesquisa em Produção mecânica pela Universidade de Taubaté (2016), Estatística Aplicada à Qualidade (Mestrado FEG-UNESP/ PPG AE-2016). Professor na Pós-Graduação do departamento de Engenharia Mecânica da UNITAU. Gestor de empresa de usinagem e ferramentaria industrial, com processos de controle de qualidade e metrologia.

Downloads

Publicado

21.03.2018

Como Citar

Silva Neto, J. A. (2018). Uso adequado de embarque controlado nível 2 pelas montadoras, podem reduzir o índice de recall no Brasil. Exacta, 16(1), 137–148. https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n1.7256

Edição

Seção

Artigos