Servitização em uma empresa fabricante de aeronaves: a relação dos serviços com o desenvolvimento de produto
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n4.7527Palavras-chave:
Desenvolvimento de produto, Serviços relacionados ao produto. Empresas de manufatura, Serviços pós-venda, Servitização.Resumo
As decisões tomadas no processo de desenvolvimento de produtos (PDP) influenciam a oferta de serviços por empresas de manufatura, no entanto, a literatura ainda é escassa em compreender essa relação. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar a relação entre as fases do PDP e os serviços oferecidos em uma empresa do setor aeronáutico, por meio de um estudo de caso, com dados coletados por entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Inicialmente o artigo apresenta as fases do PDP e, em seguida, as relaciona com os serviços analisados. Os resultados confirmam que estes serviços são influenciados pelas decisões das fases do PDP. As relações identificadas influenciam diversos aspectos dos serviços com relação ao próprio PDP, ao escopo dos serviços, e infraestrutura existente. A contribuição gerencial do presente trabalho é a identificação da necessidade de incluir formalmente no PDP os requisitos dos serviços ofertados desde as primeiras fases deste processo.