Servitização em uma empresa fabricante de aeronaves: a relação dos serviços com o desenvolvimento de produto

Autores

  • Leandro Almeida Universidade de São Paulo - USP
  • Márcia Terra da Silva Universidade de São Paulo - USP
  • Paulo A. Cauchick-Miguel Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n4.7527

Palavras-chave:

Desenvolvimento de produto, Serviços relacionados ao produto. Empresas de manufatura, Serviços pós-venda, Servitização.

Resumo

As decisões tomadas no processo de desenvolvimento de produtos (PDP) influenciam a oferta de serviços por empresas de manufatura, no entanto, a literatura ainda é escassa em compreender essa relação. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar a relação entre as fases do PDP e os serviços oferecidos em uma empresa do setor aeronáutico, por meio de um estudo de caso, com dados coletados por entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Inicialmente o artigo apresenta as fases do PDP e, em seguida, as relaciona com os serviços analisados. Os resultados confirmam que estes serviços são influenciados pelas decisões das fases do PDP. As relações identificadas influenciam diversos aspectos dos serviços com relação ao próprio PDP, ao escopo dos serviços, e infraestrutura existente. A contribuição gerencial do presente trabalho é a identificação da necessidade de incluir formalmente no PDP os requisitos dos serviços ofertados desde as primeiras fases deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18.12.2018

Como Citar

Almeida, L., Silva, M. T. da, & Cauchick-Miguel, P. A. (2018). Servitização em uma empresa fabricante de aeronaves: a relação dos serviços com o desenvolvimento de produto. Exacta, 16(4), 59–77. https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n4.7527

Edição

Seção

Artigos