Ergonomic constraints in the organization of teaching work

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18252

Keywords:

Work organization, Education professionals, Teachers, Ergonomics.

Abstract

Every day, teachers perform several extra-class activities, as time is insufficient in their formal workday to carry out all the prescribed responsibilities, with an invasion of their private life. The objective of this article is to identify, by means of a Systematic Literature Review, the main ergonomic constraints imposed on the teachers of the education network in what concerns the organization of work. Through the systematic review, it was possible to identify that the lack of autonomy and variety of activities are the main current challenges in the organization of work. Extra-class work has an impact on teachers' family and personal lives. It was also possible to identify the reasons for the documents becoming ill due to the exercise of their work, which are mainly related to public attention and excessive responsibilities. These reasons cause stress especially. It was possible to detect the main challenge emerging by teaching telework, which is the intensification of work.

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Author Biographies

Ingrid Losekan, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Engenharia de Produção. Participou como bolsista (2018) no Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG) da Universidade Federal de Pelotas.

Luis Antonio dos Santos Franz, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente cursa especialização em Engenharia de Doutor em co-tutela em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e pela Unversidade do Minho (Portugal) (2009). Professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Aline Soares Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004), mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade e Produtividade, pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (2019), ênfase na área de pesquisa de Engenharia Rural. Tem aperfeiçoamento em Formação Pedagógica para curso profissionalizante pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007) e formação em Eletromecânica pelo IFSul Pelotas (1995). Atuou como Mecânica de Produção na Philip Morris Brasil (1996-2000), como técnica de laboratório de ensaios na Universidade de Santa Cruz do Sul (2000-2004). Foi professora do departamento de Engenharias na Universidade de Santa Cruz do Sul (2006-2008). Especialista de Qualidade na GSI Brasil (2008). Lecionou na Universidade Federal do Pampa (2008-2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, coordenadora do Núcleo de Estudos Aplicados em Indústria 4.0 (NEAI). Têm experiência nas seguintes áreas: Sistemas Produtivos, Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços e Engenharia do Produto.

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino, da UFPel, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Pós-doutora em Administração, com pesquisas sobre Escalabilidade de Inovações Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisas sobre os Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior. Realizou Estágio Doutoral no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa (ULisboa), com estudos sobre Pedagogia Universitária e Avaliação Formativa no Ensino Superior. Mestre e Bacharel em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas sobre Tecnologias de Informação e Sociedade. Tem como interesses de pesquisas: Metodologias Ativas de Ensino para Engenharias, Metodologias de Cocriação com vistas a promover Inovação Social e a utilização de Tecnologia de Informação pela Sociedade.

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Published

2022-06-30

How to Cite

Losekan, I., Franz, L. A. dos S., Pereira, A. S., & Bolzan, L. M. (2022). Ergonomic constraints in the organization of teaching work. Exacta, 20(3), 747–762. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18252