Aeroporto internacional de Natal e decisão estratégica de devolução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21495

Palavras-chave:

falência do Aeroporto Internacional de Natal, indicadores financeiros, valor do dinheiro no tempo, estratégia de devolução, arranjos territoriais aeronáuticos

Resumo

Em 2020, o Aeroporto Internacional de Natal, concedido em 2011, declarou falência e ingressou com pedido na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a sua devolução. Alegaram-se incapacidade de servir a dívida programada e parte dos custos de prestação de serviços e manutenção. O infortúnio financeiro do aeroporto de Natal ainda não foi estudado. Esta brecha justifica este artigo. A avaliação do requerimento de falência pode servir de benchmark para a condução da política governamental de regulação de aeroportos. O objetivo deste artigo é avaliar se o aeroporto tomou a decisão estratégica acertada ao pedir a sua devolução. São analisadas as contas financeiras do aeroporto de Natal entre 2014 e 2019 com duas metodologias. Uma estática e outra dinâmica. Os dados foram extraídos do site da ANAC. A primeira usa indicadores financeiros clássicos e a segunda aplica conceitos da Engenharia Econômica. Conclui-se que a decisão foi acertada.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Rocha, Universidade de Brasília

Programa de Pós-graduação em Transportes (PPGT-UnB)

Felipe Amaral Costa, Universidade de Brasília / UnB – Brasília, DF

Programa de Pós-graduação em Transportes (PPGT-UnB)

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Publicado

23.05.2022

Como Citar

Rocha, C. H., & Costa, F. A. (2022). Aeroporto internacional de Natal e decisão estratégica de devolução. Exacta, 22(1), 279–303. https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21495

Edição

Seção

Artigos