Aplicação de um modelo SARIMA na previsão de vendas de motocicletas
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n1.3897Palavras-chave:
ARIMA. Motocicletas. Previsão de vendas. SARIMA.Resumo
A frota nacional de motocicletas sofreu forte expansão na última década. Todavia, em virtude da variação da demanda a que seu mercado está exposto, intensificou-se a necessidade de previsões de vendas mais efetivas que garantam tomadas de decisões estratégicas e alocação de recursos das montadoras. Neste artigo, tem-se como objetivo estudar um modelo de previsão de vendas, baseado na metodologia Box e Jenkins. Foi utilizada a série de vendas mensal dos anos de 2006 a 2010 das motocicletas mais comercializadas no Brasil. O modelo selecionado foi um Autorregressivo Integrado de Média Móvel Sazonal (SARIMA), tendo como critério de escolha os valores do erro percentual absoluto médio, U-Theil e o AIC. Previsões de vendas para o ano de 2011 foram realizadas e comparadas com os valores reais, permitindo concluir que o modelo SARIMA é uma alternativa viável para a série temporal analisada.Downloads
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Publicado
28.05.2013
Como Citar
Formigoni Carvalho Walter, O. M., Henning, E., Moro, G., & Samohyl, R. W. (2013). Aplicação de um modelo SARIMA na previsão de vendas de motocicletas. Exacta, 11(1), 77–88. https://doi.org/10.5585/exactaep.v11n1.3897
Edição
Seção
Artigos
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