Aplicabilidade de práticas de produção enxuta em operações de serviços: uma análise pela perspectiva de volume e variedade

Autores

  • Taíse Câmara Brito Universidade Federal de São Carlos
  • Luciano Costa Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n3.8384

Palavras-chave:

Produção enxuta, Operações de serviços, Volume, Variedade.

Resumo

Embora tenha suas origens em operações de manufatura, a produção enxuta tem sido um modelo de gestão cada vez mais procurado por gerentes de operações de serviços. Assumindo a premissa de que o tipo de processo é uma variável relevante para a produção enxuta, este artigo investigou a aplicabilidade de práticas de produção enxuta em diferentes tipos de processos de serviços, de forma a compreender as implicações das dimensões de volume e variedade para esse sistema. Para tanto, foram conduzidos seis estudos de caso em processos de serviços distintos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das empresas, com o objetivo de analisar as possíveis dificuldades e oportunidades para a aplicação da produção enxuta. Como resultado, foram identificados facilitadores e barreiras de aplicação de práticas de produção enxuta relacionadas com as dimensões de volume e variedade em serviços. Esses facilitadores e barreiras deram origem a um framework inicial que serve como ponto de partida para pesquisas futuras.

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Publicado

30.09.2019

Como Citar

Brito, T. C., & Santos, L. C. (2019). Aplicabilidade de práticas de produção enxuta em operações de serviços: uma análise pela perspectiva de volume e variedade. Exacta, 17(3), 100–120. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n3.8384

Edição

Seção

Artigos