Preparação de dados e boas práticas em pesquisas quantitativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v14i1.24024

Palavras-chave:

Pesquisa quantitativa, Preparação de dados, Análise de dados, Pressupostos de técnicas estatísticas.

Resumo

Estudos quantitativos são considerados aqueles que recorrem a representações numéricas dos aspectos relacionados ao fenômeno de estudo, de maneira descritiva, ou pode-se ainda se considerar como estudos quantitativos aqueles em que o pesquisador estabelece hipóteses que serão testadas por meio de técnicas estatísticas inferenciais. Em ambos os casos, antes mesmo de se realizar análises sobre os dados coletados, o pesquisador deve inspecionar os dados obtidos de maneira a prepará-los para que as inferências sejam feitas sobre uma base de dados confiável, o mais livre possível de causas de viés que venham a distorcer as análises realizadas. Este comentário editorial tem por objetivo apontar alguns cuidados importantes que os pesquisadores devem ter nos seus estudos quantitativos, antes mesmo de aplicar qualquer teste estatístico. Estas recomendações se iniciam desde a etapa de planejamento da pesquisa, passando pela coleta, alcançando a etapa de preparação dos dados e análises prévias que se recomenda que sejam feitas para a apresentação dos resultados. Portanto, são abordadas recomendações diversas, como por exemplo, o tratamento de vieses do método comum, dados faltantes, multicolinearidade, tratamento de outliers, normalidade dos dados, preparação de variáveis, pressupostos dos testes, entre outras.

Biografia do Autor

Flavio Santino Bizarrias, Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

Professor e Pesquisador do Programa de Pos-graduação em Gestão de Projetos (PPGP) da Universidade Nove de Julho na linha de Estratégia em Projetos, stricto sensu, professor de ensino superior da Universidade Nove de Julho. Atuo também como consultor de empresas, aplicando os conhecimentos científicos aos desafios das organizações. Pós doutorado em Marketing Internacional pela ESPM-SP, Doutor em Administração (2017) e mestre em Administração (2014) pela Universidade Nove de Julho. Possuo especialização em Marketing pela ESPM-SP e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atuo principalmente nos seguintes temas de pesquisa: marketing e gestão de projetos, comportamento do consumidor, atitudes implícitas (automáticas) marcas, crowding, e identidade do consumidor. Possuo experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Mercadologia. Registro de programa de computador: Full TAI - Teste de Associações Implícitas, INPI, 2020. Líder do tema Marketing Pesquisa aplicada, no EnAnpad 2021 e 2022, e do tema Estratégia e Inovação em Marketing no Emprad 2021 e 2022, e da linha de Marketing no Singep 2022. Editor científico da Revista de Gestão e Projetos, ISSN 2236-0972. (Texto informado pelo autor)
  

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Santino Bizarrias, F., Ferreira da Silva, L., & Penha, R. (2023). Preparação de dados e boas práticas em pesquisas quantitativas. Revista De Gestão E Projetos, 14(1), 1–10. https://doi.org/10.5585/gep.v14i1.24024

Edição

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Editorial

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