A Gestão de Stakeholders em Gestão de Projetos

Autores

  • Greice de Bem Noro Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v3i1.23

Palavras-chave:

Project Management, Stakeholders, Strategy.

Resumo

No âmbito da gestão de projetos a gestão de stakeholders tem fundamental importância, pois o maior desafio de um gerente de projetos é construir um relacionamento positivo com as partes interessadas de seus projetos, garantindo o suporte um ambiente favorável a realização do projeto. Este estudo objetiva analisar como algumas das maiores indústrias fornecedoras de ferragens do Brasil estão gerenciando os seus stakeholders na gestão de seus projetos. Posteriormente, buscando alcançar os objetivos propostos foi estruturado um formulário e aplicado em forma de entrevista aos gestores responsáveis pelas informações necessárias à pesquisa, de uma amostra de cinco empresas fornecedoras da área de indústria de ferragens. Os resultados mostraram que a maioria das empresas das abordadas não possui uma área formal de gestão projetos, e geralmente utilizam metodologias próprias para gerir seus projetos. Já, quanto à gestão de stakeholders dentro de um projeto é abordada de maneira informal, sem grandes preocupações com o relacionamento com seus stakeholders-chaves.

DOI:10.5585/gep.v3i1.23

Biografia do Autor

Greice de Bem Noro, Centro Universitário Franciscano

Formada em administração e mestre em engenharia de produção pela UFSM. Atualmente é professora e coordenadora de extensão e membro do Nucleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano.

Referências

Andrade, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Bacha, Maria de Lourdes. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: CenaUn, 1998.

Brito, Antônio Carlos; Terra, José Claudio C. Posicionamento Estratégico e Sistematização da Gestão dos Stakeholders. Disponível em Biblioteca Terra Forum Consultores, 2009.

Carvalho, Marly Monteiro de. Rabechini Jr., Roque. Construindo competências para gerenciar projetos: teorias e casos. São Paulo: Atlas, 2006.

Cervo, Amado Luiz; Bervian, Pedro Acino. Metodologia científica. São Paulo: Person prentice Hall, 2002.

Churchill Jr., Gilberto A.; Peter, J. Paul. Marketing criando valor para os clientes. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

Daychoum, Merhi. Gerência de projetos: programa delegacia legal. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

Demo, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

Hanashiro, D. M. M. et al. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007.

Heldman, Kim. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Kerzner, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Kretan , Agostinho. et al. Gerenciamento de stakeholders: um fator critico para o sucesso em projetos Revista Mundo Project Management . São paulo, n.24, v.4, p.62 , dezembro 2009.

Malhotra, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Muto, Claudio Adonai. Exame PMI: a bíblia. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

Noro, Greice. A maturidade em gerenciamento de projetos logísticos: o caso América Latina Logística. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Tecnologia - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2006.

Oliveira, Silvio Luiz. Tratado de Metodologia Científica. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

Orth, Afonso Inácio. Planejamento e gerência de projetos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge Third Edition (PMBOK Guide). Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2004.

PMBOK. Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 4 ed. Pensilvânia: Project Management Institute, 2008.

Sbragia, Roberto et al. Gerenciamento de Projetos . Revista Mundo Project Management. São Paulo, n.27, v.5, p.52 , junho 2009.

Silva, Edna Lucia. Metodologia de pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

Silveira, Alexadre; Yashinaga, Claudia; Borba, Paulo. critica a teoria dos stakeholders como função-objeto corporativa. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 33-42, janeiro/março 2005.

Trentim, Mário, H. Gerenciamento de stakeholders: o case BP – Golfo do México. Revista Mundo Project, ano 6, nº 34 – ago/set de 2010.

Vergara, Sylvia Constante. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Verzuh, Eric. MBA compacto, gestão de projetos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Woiler, Samsão; Mathias, Washington Franco. Projetos, elaboração, análise. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Yin, Robert. K. Estudo de Caso: planejamentos e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Downloads

Publicado

2012-04-01

Como Citar

Noro, G. de B. (2012). A Gestão de Stakeholders em Gestão de Projetos. Revista De Gestão E Projetos, 3(1), 127–158. https://doi.org/10.5585/gep.v3i1.23

Edição

Seção

Artigos