Adoção de PMO como Ferramenta de Controle Gerencial

Autores

  • Valter Moreno Jr. Professor do Mestrado em Administração das Faculdades IBMEC, Rio de Janeiro
  • Marcelo Lucas Silva

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v1i1.20104

Palavras-chave:

Adoção de PMO como Ferramenta de Controle Gerencial

Resumo

A área de Tecnologia da Informação (TI) é responsável pelos projetos de desenvolvimento de software e pelos sistemas de informação (SI) essenciais para a competitividade das grandes empresas. Apesar de os crescentes avanços em técnicas e conhecimentos de gerenciamento de projetos, ainda são registradas altas taxas de projetos de desenvolvimento e implantação de SI que fracassam. Dessa forma, um dos desafios enfrentados pela área de TI nas empresas é a adoção de mecanismos que possam garantir a eficiência do gerenciamento de seus projetos. Este trabalho descreve como a implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (Project Management Office – PMO) pode auxiliar as organizações a alcançarem maior eficácia e eficiência na execução e controle de projetos na área de TI/SI. Para isso, realizou-se uma ampla revisão da literatura, atendo-se aos tipos de implementação de PMO, e um estudo de caso, sobre a adoção do PMO como ferramenta de suporte e de controle gerencial de projetos de TI/SI, em uma empresa brasileira de serviços de telecomunicações. A pesquisa auxiliou a identificação dos fatores críticos de sucesso, de benefícios e de dificuldades associadas às práticas de controle gerencial de projetos de TI executadas por um Escritório de Gerenciamento de Projetos.

Biografia Autor

Marcelo Lucas Silva

Mestre em Administração das Faculdades IBMEC, Rio de Janeiro

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Publicado

2010-06-26

Como Citar

Moreno Jr., V., & Silva, M. L. (2010). Adoção de PMO como Ferramenta de Controle Gerencial. Revista De Gestão E Projetos, 1(1), 48–73. https://doi.org/10.5585/gep.v1i1.20104

Edição

Secção

Artigos